Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

O que é o Cobre?

O que é o Cobre?

Ficha Técnica

Elemento metálico de cor vermelho-pardo, brilhante, maleável e dúctil, mais pesado que o níquel e mais duro que o ouro e a prata.
Símbolo químico: Cu
Ponto de fusão: 1.083º C
Densidade: 8,94
É muito bom condutor de eletricidade e calor, apresenta alto grau de dureza e é resistente à corrosão.
O cobre é um elemento metálico que veio das profundezas da Terra há milhões de anos, impulsionado pelos processos geológicos que esculpiram nosso planeta. Ao chegar perto da superfície deu origem a diversos tipos de jazidas.
A chave para entender o uso intensivo do cobre por parte da humanidade está em suas propriedades básicas: é um metal maleável, com grande resistência à corrosão, de uma cor atrativa, com alta condutibilidade térmica e elétrica, ideal para a transmissão de dados, não é magnético e é totalmente reciclável.
Estas propriedades são transmitidas às ligas que utilizam cobre. Uma é o bronze, um material de grande resistência, resultado da combinação do cobre com o estanho. A outra é o latão união do cobre com o zinco, fácil de manipular e resistente à corrosão.
Outra liga é a de cobre-níquel, muito usada em aplicações marítimas devido a sua excelente resistência à corrosão e às incrustações. Para mais informações sobre suas aplicações, acesse www.coppernickel.org.

Como usá-lo na culinária?

As vasilhas de cobre têm duas funções especiais. A primeira é a sua importante colaboração na história da culinária brasileira, e muito mais forte no Estado de Minas Gerais, onde dificilmente terá uma família que nunca teve um tacho de cobre, seja na cozinha da casa, da fazenda ou do restaurante da família.

A segunda função é a decorativa, que desvia olhares de todas as classes sociais por sua beleza e poesia.

Sempre tem alguém que quando vê um tacho de cobre se recorda com docilidade da avó ou da mãe na beira de um fogão manuseando uma colher de pau num tacho de cobre que fez ou faz parte da história da família. Seja para fazer doces, preparar as carnes de porco ou para fazer sabão caseiro, ele sempre marcava presença nas cozinhas.

Estas vasilhas têm em suas qualidades a economia no consumo de gás, já que o calor é distribuído uniformemente por toda a superfície da panela, e tem muita facilidade para aquecer. É excelente para frituras, exatamente por causa da boa distribuição de calor.

Sua utilização não escolhe tipo de fogo, podendo ser levado aos fornos ou às chamas de fogões à lenha ou gás.

Os tachos de cobre são historicamente as melhores indicações para excelentes doces caseiros. Neles a fruta (figo, goiaba, etc.) não perde a cor natural, o que já nos convida a “comer com os olhos”. São as peças preferidas pelas doceiras e doceiros. São ótimas para derreter açúcar. Não há nenhum outro tipo de panela tão apropriada para caldas como as de cobre.

As frigideiras são muito usadas em casa e em restaurantes tradicionais, onde são servidos pratos preparados à mesa.

 

22 comments

  • jhessy disse:

    obriigado poor mostrarem poor que é trabalho da escoola uhuow

  • Rogério de Bagé disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se o cobre utilizado nas pedras do Fondue(muito utilizado no Sul)são prejudiciais a saúde quando aquecidos no fogo.
    Obrigado!

    • rosane disse:

      Boa noite, Rogério!
      Obrigada pelo comentário!
      As peças de pedra sabão não prejudicam em nada a saúde de quem as utiliza, pelo contrário, são perfeitas para qualquer tipo de alimento e não soltam nada que prejudique nosso organismo. Pode utilizar a vontade, para cozimento de qualquer tipo de alimento, em fogão à lenha ou gás, sem nenhum receio.
      Abraço,
      Rosane

  • Rogerio disse:

    Oi Rosane!
    Eu me refiro a borda de cobre que fica envolta da pedra, pq o cobre entra em contato com o fogo, isso pode causar algum mal a saude? Obrigado!!

    • rosane disse:

      Não, Rogério, não tem nenhum problema, pois ela não tem contato direto com o alimento, e o pouco que tem, se quando alguma coisa escorre pela panela ou forma, não fica tempo suficiente para causar qualquer dano. Portanto, fique tranquilo!

  • Recebi o meu pedido perfeitamente como imaginava.Na data certa como prometeram.Muito obrigada Rosane o site é dez,

  • OLA,TENTEI COTAR OS VALORES DOS TRES TACHOS MAS NÃO CONCEGUI,DIZIA SER SPAM,VOCÊ PODERIA COTAR PRA MIM OS VALORES,CONUNTO E UNTARIO.
    OBRIGADO.

    • rosane disse:

      Olá, Apollo!
      Temos tido alguns problemas assim mesmo, mas já estamos buscando solução.
      Enviarei a tabela de todas as peças por e-mail.
      Obrigada pelo comentário!

  • Paulinha disse:

    De que estado vem o tacho de cobre?
    Obrigada!

    • Rosane disse:

      Olá, Paulinha, tudo bem?
      Não sei o que você quer saber exatamente, sobre os utensílios de cobre ou do cobre em si. Mas, falemos das duas coisas.
      No Brasil, o cobre não é retirado de jazidas de cobre nativo, porque as ocorrências não alcançam níveis de interesse econômico, justamente por não terem volume suficiente. O cobre é, então obtido de compostos diversos, ou seja, as ligas de cobre com outros metais retirados de vários Estados e Territórios, e que juntos formam reservas apreciáveis. As principais jazidas são: A mina de Caraíba, localizada no município de Jaguarari, na Bahia; a mina de Santa Blandina, no município de Itapeva, em São Paulo; a mina de Camaquã, a mina Cerro dos Martins, situada a 22km da mina de Camaquã; no município de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; as minas dos Andradas e da Primavera, ainda no Estado do Rio Grande do Sul; a mina de Seival, nos limites dos municípios de Caçapava do Sul e Lavras. As jazidas Niquelândia, em Goiás, onde os minérios de níquel contém cobre na proporção de 0,2% a 1,7%, e as de Vazante, em Minas Gerais, onde os minérios de Zinco contêm cobre recuperável, poderão produzir quantidades de cobre que superam alguns dos depósitos conhecidos.
      Agora, se você fala dos utensílios de cobre, como os históricos tachos, então podemos garantir que antigamente, ainda por volta do início e meados do século passado, havia muitos marteladores de cobre espalhados por vários Estados do Brasil. Mas, esta é uma das funções que estão desaparecendo a cada dia.
      Hoje, ainda é possível encontrá-los nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que com maior frequência em Minas Gerais.
      Espero ter conseguido amenizar sua dúvida.

  • bom dia, a agua aquecida pelos coletor solar de cobre
    e prejudicial a saude?? podemos consumir
    obggg

    • Rosane disse:

      Olá, Marcelo, tudo bem?
      Já fizemos contato com pesquisadores e ficamos sabendo que não faz mal algum.
      Na verdade, tem pessoas que fazem uso de cobre, por recomendação médica, com uso de objetos como pulseiras, escalda pés, anéis, para ajudar na reposição da quantidade de cobre que o corpo não consegue produzir.
      Várias casas, fazendas, utilizam cano de cobre, e/ou serpentinas de cobre, para banho diário.
      Não estou apenas fazendo propaganda a favor, pois tenho interesse de vender, mas acima de tudo de zelar pela saúde das pessoas.
      Obrigada pelo pergunta.
      Abraço,

  • cobre disse:

    ola ..bom dia, a agua aquecida pelos coletor solar de cobre
    e prejudicial a saude?? podemos consumir
    obggg

    • Rosane disse:

      Olá, Marcelo, tudo bem?
      Já fizemos contato com pesquisadores e ficamos sabendo que não faz mal algum.
      Na verdade, tem pessoas que fazem uso de cobre, por recomendação médica, com uso de objetos como pulseiras, escalda pés, anéis, para ajudar na reposição da quantidade de cobre que o corpo não consegue produzir.
      Várias casas, fazendas, utilizam cano de cobre, e/ou serpentinas de cobre, para banho diário.
      Não estou apenas fazendo propaganda a favor, pois tenho interesse de vender, mas acima de tudo de zelar pela saúde das pessoas.
      Obrigada pelo pergunta.
      Abraço,

  • Gliciana disse:

    Adorei foi muito útil saber a utilidade do tacho de cobre muito obrigada.

  • Shalom Lucas disse:

    Obrigaduuuuu, pela informação posta aqui. Parabéns!
    Sou Xamã e aprecio muito este metal.

  • Maria Helena disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se o tacho de cobre pode ser utilizado em fogão electrico.
    Obrigada

    • Rosane disse:

      Olá, Maria Helena!
      Obrigada pelo comentário!
      No fogão cooktop elétrico, o melhor é usar panelas de fundo reforçado, que podem ser de ferro e também de aço, mas as de cobre, bem como as de pedra e cerâmica, não.
      Como vê, ter um cooktop elétrico é bom, mas é uma pena perder a oportunidade de utilizar esta variedade de panelas excelentes.
      Espero ter ajudado.
      Abraço,


Leave a comment