Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Como curar a panela de barro

Como curar a panela de barro

Panela de Barro

A panela de barro é uma tradição milenar, usada pelos índios antes mesmo da colonização portuguesa. É uma peça que faz parte do grupo de arte da tradição popular brasileira.
É excelente para fazer arroz com lentilha, bobó, e a famosa moqueca, dentre outras delícias da culinária brasileira.

A panela de barro deve ser curada antes de ser usada pela primeira vez. Para isto, faça o seguinte:

• Passe azeite de oliva*, extra virgem, dentro da panela e da tampa, espalhando por toda a superfície interna, e deixando um excesso pequeno, cerca de 3 colheres dentro. Por fora passe a mão com azeite, sem excessos, somente para hidratar a parte externa. *Poderá utilizar o óleo (soja, algodão, girassol, canola ou milho), mas sempre damos preferência para o azeite de oliva.

• Leve-a ao fogo baixo. Assim que o óleo aquecer é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar, lavando-a em seguida. *O fogo pode ser de fogão a lenha ou gás.

• Depois que esfriar encha de água, leve-a ao fogo brando até levantar fervura por 10 minutos. Desligue, deixe-a esfriar e pode lavá-la.

• Lave sua panela com uma esponja, NÃO de aço, e enxugue-a para que não estrague.

• Agindo assim, você terá uma excelente panela por muitos e muitos anos.

Use panela de barro! Os alimentos terão o sabor especial, e a sua saúde agradecerá a gentileza.

 

132 Comentários

  • ane disse:

    tentei curar uma panela de barro e não deu certo. Eu fiz assim, passei óleo por dentro e por fora levei ao forno por 20 minutos e deixei esfriar e ficou com gosto de óleo velho. O que faço agora? Mande-me uma solução urgente!!! Por favor!

    • rosane disse:

      Olá, Ane, tudo bem?
      Obrigada por fazer contato!
      Vamos tentar salvar sua panela… faça o seguinte:
      Coloque sua panela e a tampa dentro de um recipiente onde você poderá encher de agua para cobri-la. Assim que ela estiver coberta, acrescente dois copos de vinagre branco e deixe-a de molho por dois dias.
      Retire-a da água, lave-a e seque-a com pano limpo. Pegue óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado, e coloque 3 colheres e acrescente um litro de água, ou a capacidade da panela. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!
      Rosane

      • bel disse:

        Fiz o procedimento correto da panela,cozinhei nela e ficou otimo,mas a segunda vez que cozinhei nela ficou com um gosto terrivel de oleo velho! O que faço para fazer receitas na panela de barro sem ficar com gosto ruim?Obrigada pela atencao.

        • Rosane disse:

          Olá, Bel!
          Faça o seguinte:
          Coloque, dentro de sua panela, 1 copo de vinagre branco e complete com água limpa. Leve ao fogo brando. Quando levantar fervura, espere mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe-a com esta água dentro até que esfrie completamente, a água e a panela.
          Lave-a com detergente e uma esponja que NÃO seja de aço, e depois enxugue-a bem.
          Agora sim, poderá utiliza-la para experimentar o novo resultado.
          Cuide bem de sua panela, e bons pratos!

  • zelanir disse:

    Ola,eu gostaria de saber se não curtindo a tampa ,não vai pegar gosto de barro na comida.Obrigada.

    • rosane disse:

      Olá, Zelanir, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      O melhor é fazer a cura da panela e da tampa junto, para aumentar a vida da sua panela e evitar que a tampa se rompa no momento de ser usada. Mas, quanto ao gosto de barro, não, isto não acontece.
      A única coisa que pode alterar o sabor da comida é você fazer a cura com óleo usado. Digamos que você tenha fritado alguma coisa e reutilize o óleo para curar sua panela… O gosto da fritura ficará presente e estará presente nos alimentos, de forma intensa ou suave, dependendo do alimento da fritura.
      Espero que tenha conseguido esclarecer sua dúvida. E, qualquer outra pergunta, fique à vontade!
      Um abraço,
      Rosane

  • TATI disse:

    ola tudo bem? fiz a cura da minha panela untando com oleo levando ao fogo e quando começou a fumaçar desliguei esfriou e lavei, só que quando eu cheiro a panela sinto um cheiro ainda de oleo queimado não usei oleo velho. sera que se eu for cozinhar vai ficar ruim? já perdi uma panela uma vez joguei fora.; o que faço para curar novamente? precisa?
    obrigado e
    abraços

    • rosane disse:

      Olá, Tatiana!
      Se você usou óleo novo, como recomendado, para curar a panela, então não é normal a mesma ficar com cheiro de óleo velho. Fez a cura corretamente? Caso seja sim a resposta, então não tem porque se preocupar, pois não dará cheiro nem gosto na comida.
      Caso tenha cometido algum erro, ainda há uma chance de corrigir.
      O procedimento é quase igual para panela de pedra e para a de barro.
      Coloque sua panela e a tampa dentro de um recipiente onde você poderá encher de água para cobri-la. Assim que ela estiver coberta, acrescente dois copos de vinagre branco e deixe-a de molho por dois dias. No segundo dia retire a panela do molho e encha com água e 3 colheres de vinagre branco e leve ao fogo até levantar fervura.
      Em seguida lave e seque a panela com pano limpo. Coloque três colheres de óleo de cozinha (soja, milho, canola, girassol) limpo, ou seja, sem ser usado, e acrescente um litro de água, ou a capacidade da panela. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, sem tirar a água.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente neutro e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!

  • Flávia Rocha disse:

    Vou começar este processo de “cura” hoje,mas e a tampa,deve ficar submersa na água também e a mesma também ir ao fogo diretamente untada com óleo, ou somente em cima da panela,untada,como se estivesse tampando normalmente?Grata.

  • Alan,
    Vou tentar o seu processo.
    Apenas uma pergunta…da muita fumaca?
    Moro em apartamento e fico preocupado com o alarme de incendio…sera que funcionaria fazer na churrasqueira?
    Obrigado!
    Arilton

    • rosane disse:

      Olá, Allan, tudo bem?
      Obrigada pelo contato!
      Desculpa a demora em responder, mas tivemos um probleminha no site e não conseguíamos responder.
      Mas, pode fazer a cura tranquilamente, pois não dá nenhum problema com relação a fumaça.
      Boa cura, e boa culinária!
      Abraço,
      Rosane

  • marcos disse:

    ola muito bom esses comentarios fui curar tres panelas como o ensinado nao so por aqui é a forma correta é essa so que aconteceu que a panela estourou o fundo dando estouros que ate um vizinha veio ver o que estava acontecendo e encheu meu fogao de barro isso com duas panelas pequenas e a outra que era maior nao aconteceu isso foi tudo bem, eu fiquei achando que o fogo era alto para as panelas pequenas pois a amaior nao aconteceu isso o que fiz de errado??? desdeja obrigado!!!

    • rosane disse:

      Marcos, bom dia!
      Desculpe o atraso, mas tivemos alguns problemas e ficamos sem acesso. Enviei algumas vezes a resposta às suas dúvidas, mas creio que não tenha recebido, assim como outros usuários.
      A cura da panela, da forma que colocamos no site, é a mais segura possível, testada e aprovada por nós desde sempre. Se olhar os comentários verá outras ideias que também testamos e que funcionou muito bem.
      Caso tenha feito a cura perfeitamente, e mesmo assim tenha ocorrido a quebra, pode ser então que a deficiência esteja na qualidade do barro da panela. O fogo muito alto pode influenciar sim, acelerando demais o processo e a panela não suporta.
      Estamos à disposição.
      Abraço.

  • Massa disse:

    Rachadura na travessa de barro.
    Utilizo muito a travessa de barro, e recentemente apareceu uma trinca que esta ocorrendo o vazamento dos liquidos (molho).
    Como faço pra consertar a travessa.? Posso utilizar cimento e/ou outro material para consertar??? A massa plastica fica dura como fica o cimento. é aconselhável??? Aguardo retorno. Obrigado Massa

    • rosane disse:

      Bom dia!
      Sinto dizer, mas depois que a panela de barro estiver rachada, não poderá mais ser usada para cozinhar, somente para decoração. E para este fim poderá sim utilizar cimento, ou qualquer outra cola, assim ela poderá ser transformada numa fruteira ou numa linda jardineira.
      Neste caso, não seria seguro outra alternativa, sinto muito!

  • Vânia Santos disse:

    Olá!!!

    Eu comprei tres cumbucas de barro para tomar caldo e para fazer empada… Gostaria de saber se é necessário passar por esse procedimento.
    Ficarei muito grata com a resposta, pois já tem tempo que comprei e nao sei o que fazer. Tenho medo de estragar!

    Abraços!

  • Havany disse:

    Usai minha panela de barro sem prepará-la, não sabia. Quando tento fazer algo sinto logo o cheiro de barro no vapor. O que fazer? Será que ainda é possível salvá-la? Me ajudem por favor…Agradeço.

    • rosane disse:

      Olá, tudo bem?
      Usar sem curá-la, além de correr o risco de rompe-la, tem o risco de ficar com o cheio e sabor do alimento feito nela, na primeira vez. Mas, vamos tentar salvá-la.
      Coloque a panela e a tampa dentro de um recipiente onde você poderá encher com água para cobri-la. Assim que ela estiver coberta, acrescente dois copos de vinagre branco e deixe-a de molho por dois dias. No segundo dia retire-a do molho e encha-a com água limpa fervente e 3 colheres de vinagre branco, e deixe-a assim até que esfrie a água.
      Em seguida lave e seque a panela com pano limpo. Deixe-a até o dia seguinte debruçada, para que seque completamente o interior do barro.
      Agora é hora de fazer uma cura diferente, já que a tradicional não foi feita antes.
      Pegue óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado, coloque 3 colheres cheias dentro e acrescente água limpa até 3 dedos abaixo da borda. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, sem tirar a água.
      Depois que a água esfriar lave a panela com detergente e uma esponja que NÃO seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      LEMBRETE: Lave sempre bem sua panela de barro e enxugue-a para que não estrague, agindo assim você terá uma excelente panela por muitos e muitos anos.
      Boa sorte!

  • Afinal, qual o método melhor de “cura” no forno ou na boca do fogão? Aguardo para processar a panela que comprei esta semana!
    Origada,

  • Cristian disse:

    Dei uma panela de barro para meu pai há anos atrás, mas ele nunca a usou e nunca a curou. Ela já veio toda preta por fora e por dentro. Recentemente a encontrei no depósito da casa, e ela estava com algumas partes em que o preto havia desbotado e revelado a cor original do barro. Resgatei a panela e, antes de usar, apenas untei ela por dentro com óleo e deixei descansando por umas duas horas. Depois retirei o excesso de óleo e cozinhei. Não ficou cheiro nem gosto estranho, mas, hoje, depois de uns 30 dias, vi que uma das abas do pegador havia rachado e, ao pegar, partiu um pedacinho. A tampa tb tinha um pequeno quebradinho na borda. Analisei a panele e ela não apresenta rachaduras, mas tenho medo de que ela tenha se ressecado e estou com receio de usá-la novamente. Será que dá pra salvá-la? Queria muito preservar isso, pois tem um valor sentimental enorme pra mim.

    • rosane disse:

      Olá, Cristian, obrigada pelo comentário!
      Ter desgastado a panela não foi boa ideia, porque fez com que perdesse aquele arremate feito pelo artesão. No momento da cura não é preciso ser generoso na quantidade de óleo, unte apenas para que ele possa penetrar o barro.
      Mas, você pode enviar-nos uma foto para melhor visualizarmos a possibilidade ou não de recuperá-la.
      Aguardo.

      • Cristian disse:

        Muito obrigado pela ajuda Rosane! Fiz a cura completa da panela com o óleo e depois com o angu. Parece ter ficado muito bom. Te desejo muito sucesso e prosperidade em retribuição a toda esta ajuda altruísta que ofereces por meio da internet. Se tivesse que pagar por este tipo de consultoria, certamente custaria mais do que a panela em si.
        Tudo de bom pra ti! Deus te abençoe!

  • karem disse:

    Posso uzar azeite de oliva para curar?A panela pode sr levada ao fono ou tem que ser no fogo?

  • augusto silva disse:

    óla adorei os comentarios e as dicas, gostaria de saber se podemos deixar , alimentos de um dia para outro, em panelas de barro ,ou seja deixar dormir , agredeço pela sua colaboração…..

    • rosane disse:

      Olá, boa noite!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Na panela de barro ou de pedra sabão, o alimento pode permanecer, sem nenhum problema, de um dia para o outro, pois não há nenhum dano à saúde neste procedimento.
      Usar panelas de barro ou pedra sabão é uma atitude saudável e segura.
      Um abraço,
      Rosane

  • zetti disse:

    posso usar panela de barro no fogao a lenha no fogo alto tem risco de trincar

  • Waldirene disse:

    comprei uma panela de barro pra fazer moqueca, a instrução que tive foi passar óleo de cozinha por toda a panela dentro e fora, depois colocar água até a metade da panela e deixar no fogo até a água secar preciso fazer mais alguma coisa antes de usar? pois não coloquei a panela só com óleo no fogo o que devo fazer pois ainda nao cozinhei nada nela, estou aguardando sua ajuda desde já muito agradecida.

    • rosane disse:

      Waldirene, desculpa a demora, mas temos tido alguns problemas na visualização dos comentários. Espero que a resposta ainda te ajude.
      Não tem nenhum problema, pode começar usar sua panela que esla está pronta para o dia a dia de sua cozinha.
      Bons pratos!

  • Olá Rosane,

    Entrei por acaso no seu site e…maravilha! Eu tinha comprado uma panela de barro india e fiz tudo o que diziam para fazer no folheto que a acompanhava mas ficou com mau gosto! Guardei-a pois sempre a achei linda mas estava mesmo decidida a deitá-la fora quando encontrei o seu site. Que bom, acho que vou salvar a minha linda panela de barro! Obrigada pelos seus sábios conselhos.
    (Eu adoro cozinhar em barro e aqui em Portugal o barro das panelas e vermelho e a aior parte dele é vidrado.)
    Obrigada uma vez mais

    Madalena Gonçalves

    • rosane disse:

      Olá, Madalena!
      Obrigada pelo comentário!
      Darei uma dica para seu caso. Siga as instruções corretamente, porque tem chances de salvar sua panela.
      Vamos tentar o seguinte:
      Coloque-a, de boca para cima, dentro de um recipiente que possa ir ao fogo, e onde você poderá encher de água para cobri-la. Em seguida, coloque 2 copos de vinagre branco dentro de sua panela com 4 colheres de azeite de oliva e complete com água limpa até cobrir completamente sua panela. Leve ao fogo brando até levantar fervura. Deixe-a de molho até que esfrie.
      Retire-a da água, lave-a e seque-a com pano limpo. Pegue azeite de oliva e coloque 3 colheres e acrescente um litro de água, ou a capacidade da panela. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!
      Rosane
      PS.: Quando quiser poderá enviar-nos uma boa receita para colocarmos em nosso blog.
      http://www.tachodecobre.com.br/categoria/blog/

  • Laerte Reche disse:

    Olá !
    Gostaria de saber se eu posso usar a panela de barro no forno e se puder , qual o tempo que ela aguenta .
    Desde já agradeço.

    • rosane disse:

      Olá! Pode usar no forno sim, sem problemas!
      Boas panelas de barro são feitas para aguentar a chama todos os dias, normalmente, como se fossem panelas comuns do dia a dia.
      Aproveite a sua!
      Abraço.

  • Fabiola disse:

    Fiz a cura da panela, deixei esfriar e fervi agua para evitar o gosto de oleo. Esqueci a panela com agua sobre o fogao por umas 6 horas. Pingou um pouco. É normal? Nao tem nenhuma rachadura. Estou refazendo a cura.

    • rosane disse:

      Fabíola, temos uma dica de tentativa simples: Faça um angu em sua panela e deixa-o cozinhar bastante. O fubá vedará os poros que por um acaso tenha sua panela. Esta dica sempre deu certo pra nós, espero que dê para você.
      Uma dica para não desperdiçar o angu, se você não tiver este costume, é despeja-lo numa forma (tabuleiro), deixar esfriar e cortar em tirinhas e depois fritar. Fica uma delícia.
      Esperamos que dê certo e que você aproveite bastante sua panela!

  • ana claudia disse:

    olá comprei duas panelas de barro gostaria de saber se pode ir ao fogao normal direto na chama ?

  • Marcelo disse:

    Oi Rosane, muito bom este seu site, tenho uma dúvida que muitos tiveram, é sobre o cheiro que fica na panela, esta difícil de tirar, como aqui o gás é coletivo então deixei ela com água no fogo baixo por dois dias sem parar e o cheiro ainda não saiu, mesmo com o vinagre. Tem alguma outra alternativa?

    • rosane disse:

      Olá Marcelo, obrigada!
      Olha só, tem casos mais difíceis, que muitas vezes estão relacionados com a forma de queima das panelas.
      Mas, vamos tentar o seguinte:
      Coloque-a, de boca para cima, dentro de um recipiente que possa ir ao fogo, e onde você poderá encher de água para cobri-la. Em seguida, coloque 2 copos de vinagre branco dentro de sua panela com 4 colheres de azeite de oliva e complete com água limpa até cobrir completamente sua panela. Leve ao fogo brando até levantar fervura. Deixe-a de molho até que esfrie.
      Retire-a da água, lave-a e seque-a com pano limpo. Pegue azeite de oliva e coloque 3 colheres e acrescente um litro de água, ou a capacidade da panela. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!
      Rosane

  • Edimara disse:

    Oi estou com um problema curei as panelas com óleo por dentro e por fora, porém tentei ferver água em uma das panelas e parece estar queimando por fora…..o que eu faço, sobe um cheiro ruim…

    • rosane disse:

      Olá, Edimara!
      Se você fez a cura da forma certa e com óleo limpo, ou seja, sem ser usado, resolveremos isto rapidinho.
      - Coloque sua panela dentro de um outro recipiente que pode ir ao fogo. Junte um copo de vinagre branco e complete com água suficiente para cobri-la.
      - Leve-a ao fogo e deixe-a lá por 15 minutos depois de levantada a fervura.
      - Desligue o fogo e deixe de molho até que esfrie completamente.
      - Lave-a com detergente e esponja, nunca de aço, e pode utilizá-la sem nenhum problema.
      Bons pratos!
      Abraço,
      Rosane

  • mirlei disse:

    estava na fazenda e econtrei uma panela de barro na dispensa e resolvi usá-la ela ja foi usada antes pois ja é bem antiga só que ficou com gosto de barro a comida e com um pozinho preto o que faço para resolver isso?

    • rosane disse:

      Olá, Mirlei!
      Obrigada pelo comentário!
      Vamos fazer uma tentativa, pois me parece que esta panela sua foi bastante utilizada. Realmente vale à pena tentar uma solução.
      Faça o seguinte:
      Lave sua panela com detergente comum de cozinha e uma esponja, pode ser com aquela verde e amarela, e utilize o lado verde para o fundo interno da panela.
      Encha a panela de água até faltar 2 dedos. Junte a esta água dois copos de vinagre branco e 1/2 xícara de óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado. Assim que a água levantar fervura, deixa-a no fogo por pelo menos 10 minutos, aí sim é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!

  • ola. adorei sua dicas são maravilhosas hoje comprei mini panelas de barro e mini pratos. vou testar suas dicas em fogo baixo. uma dúvida essa cura pode ser feito em forno elétrico? muito obrigada.

  • Fabiano disse:

    Coloquei a panela conforme a orientação, deixei ate um pouquinho de oleo no fundo, para ver a hora em que iria ferver, mas a panela nao aguentou, trincou o fundo e fez um baita barulhao….
    perdi a panela !!!!!!

    • rosane disse:

      Olá, Fabiano!
      Onde foi comprada sua panela?
      Quando isto acontece pode estar relacionado com a forma de lidar com o barro e, principalmente, a qualidade do barro.
      Se ela rachou você a perdeu mesmo, infelizmente. Mas, não desanime, estas panelas, tanto de barro, quanto de pedra, são excelentes. O melhor é escolher bem e numa produção segura. E, estas produções seguras estão por todos os cantos do Brasil.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abraço,
      Rosane

      http://www.tachodecobre.com.br/2010/07/29/receita-para-curar-a-panela-de-barro/

  • ola boa noite comprei 3 panelas de barro e segui todas as instruçoes de cura-la depois que esfriou eu as lavei e quando fui usar uma delas minha panela explodiu no meu fogao estou com medo de usar as outras o que eu fiz de errado

    • rosane disse:

      Bom dia, Tatiane!
      Onde comprou sua panela? Foi em local conhecido?
      Você conferiu o processo de cura aqui no site?
      Caso tenha comprado em local já conhecido, é possível que esta panela que estourou, poderia estar com uma bolha de ar dentro, e esta explodiu com a elevação da temperatura.
      Mas, como disse, se é de uma boa produção, de qualidade, é possível que com as outras duas não ocorra o mesmo. Muito difícil!

  • Vou fazer a cura da panela de barro hoje, depois de feito isso sempre que for usar vou precisar fazer o mesmo processo ,ou isso só e feito uma única vez?

    • rosane disse:

      Olá, Patrícia, tudo bem?
      A panela de barro você cura uma vez apenas.
      Se for utiliza-la hoje mesmo, siga as instruções no site corretamente.
      Bons pratos!
      Abraço

  • Comprei um jogo de panelas de barro recetemente,e no momento so estou utilizando uma ,fazendo o teste ainda. A pessoa que me vendeu o jogo me deu a receita que foi feita pelo o fabricante.E la ensina fazer a cura dessa forma.Passar oleo ou azeite por dentro e por fora da panela, em seguida colocar agua quente,e levar para o fogo baixo e assim que levantar fervura deixar por 15 minutos em fogo baixo,assim eu fiz , so que depois desse 15 minutos em apaguei o fogo e logo desprezei a agua e comecei a usar.Fiz uma fava ,so que ficou com gosto de tinta, no dia seguinte eu lavei e fiz um feijao verde ,mais continua com gosto de tinta.O que eu faço agora para sair esse gosto? Por favor me responda.

    • rosane disse:

      Olá, Débora, tudo bem?
      Muitas pessoas acham nossas forma de cura exageradas, mas na verdade utilizamos um método que nunca falha e garante às penelas uma vida longa e segura.
      Mas, você poderá tentar salvar sua panela, mas digo “tentar”, porque o resultado depende muito do barro utilizado e a forma da queima utilizada pelo artesão.
      Vamos lá!
      - Coloque sua panela dentro de um outro recipiente que pode ir ao fogo. Junte dois copos de vinagre branco e complete com água suficiente para cobri-la.
      - Leve-a ao fogo baixo, e deixe-a lá por 15 minutos depois de levantada a fervura.
      - Desligue o fogo e deixe-a de molho até que esfrie completamente.
      -Lave-a com água limpa.
      - Coloque dentro dela um copo de vinagre branco e 1/2 xícara de óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado. Leve ao fogo baixo. Assim que a água levantar fervura, deixa-a no fogo por pelo menos 10 minutos, aí sim é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      - Lave-a com detergente e esponja, nunca de aço, e pode utilizá-la para experimentar. Espero que esta tentativa seja um sucesso.
      Bons pratos!
      Abraço,
      Rosane
      PS: Faça este mesmo procedimento com as outras, evitando problemas com elas, já que não ficou satisfeita com o resultado da primeira, e poderá fazer isto com todas elas juntas.

  • Wilbert disse:

    This is very interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined
    your rss feed and look forward to seeking more of your wonderful post.
    Also, I’ve shared your web site in my social networks!

  • andreia disse:

    Fui Faser minha panela desse jeito ela estoro embaixo porque?alguem me ajuda

    • rosane disse:

      Andreia, nem vou perguntar se está tudo bem, porque se a panela estourou, não deve estar bem.
      Vamos ver então o que realmente aconteceu e o que deve ser feito.
      Como está sua panela na realidade?

  • lilian disse:

    Comprei um jogo de panela de barro, tentei curar uma panela mas não dei certo a comida ficou com gosto de barro. Me ensinou a curar assim: colocar meio litro de óleo limpo e acabar de encher com água e levar ao fogo e deixar apurar o óleo assim estaria pronta pra cozinhar mas não deu certo. Me ajude já tem uns 3 anos nunca mas fiz nada nela, as outras nem tentei curar. Desde já agradeço. Obrigada.

    • rosane disse:

      Olá, Lilian!
      Desculpa a demora na resposta, mas temos tido muitos problemas com hackers e os e-mails não aparecem no mesmo dia.
      Creio que a quantidade de óleo foi um pouco acima do necessário. Mas, vamos tentar recuperar sua panela.
      Emerja a panela e a tampa dentro de um recipiente onde você poderá encher de água para cobri-la. Assim que ela estiver coberta, acrescente dois copos de vinagre branco e deixe-a de molho por dois dias.
      Retire-a da água, lave-a e seque-a com pano limpo.
      Dentro da panela, com água até 3 dedos abaixo da borda, coloque 4 colheres de óleo limpo e meia colher de sal puro. Adicione uma quantidade de fubá para amassar um angu. Leve ao fogo e faça o angu, deixando cozinhar por até 15 minutos. Se perceber que vai engrossar muito adicione um pouco mais de água quente.
      Quando terminar e a panela estiver fria, lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!

  • claudia viana disse:

    li como se faz a cura da panela de barro, mas fiquei em duvida se posso fazer na boca do fogão mesmo ou tem q ser no forno? passo oleo nela por fora tb?

    • rosane disse:

      Olá, Claudia!
      Faça a cura conforme ensinamos no site e terá um perfeito resultado.
      • Passe óleo (soja, algodão, girassol, canola ou milho) dentro da panela e da tampa, espalhando por toda a superfície interna, e deixando um excesso pequeno, cerca de 3 colheres dentro.
      • Leve-a ao fogo baixo. Assim que o óleo aquecer é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar, lavando-a em seguida.
      • Depois que esfriar encha de água, leve-a ao fogo brando até levantar fervura. Desligue, deixe-a esfriar e pode lavá-la.
      • Lave sua panela com uma esponja, NÃO de aço, e enxugue-a para que não estrague.
      Abraço,

  • Miriam disse:

    olá gostaria de saber se tenho que passar o óleo por dentro e fora da panela ou seja na tampa tbm ?

  • MILENI disse:

    O FOGO QUE VC DIZ E O FORNO OU A BOCA DO FOGÃO?
    PODE SER CURADA NO FOGÃO A GÁS OU TEM QUE SER A LENHA?
    DEPOIS DE CURADA PODE IR AO FOGO A GÁS?
    AGUARDO..

  • rose disse:

    comprei um jogo de panelas de barro passei oleo limpo e levei ao fogo deixei ferver ate quase secar ficou um grude de oleo agarrado nelas o q posso fazer.lavei mas n saiu td.obrigada.

    • rosane disse:

      Olá, Rose!
      Não podia ficar até secar. Mas, siga o procedimento que está abaixo, que é o que poderá eliminar o problema.
      1 -Coloque água limpa até dois dedos antes de completar a panela.
      2 – Acrescente um copo americano de vinagre e uma colherinha de de sal.
      3 – Leve a panela ao fogo. Depois que começar a ferver, anote 10 minutos e desligue o fogo.
      4 – Deixe esfriar ainda no fogão, com o fogo desligado, claro.
      5 – Após completamente fria, lave-a com detergente líquido e uma esponja de cozinha (não de aço).
      6 – Agora, para limpar completamente, amasse um angu (ou polenta).
      Depois confirme, por gentileza, o resultado.
      Boa sorte é um desejo nosso, mas conte com um bom resultado seguindo certinho as recomendações.
      Abraço,
      Rosane

  • MÍRIA disse:

    fiz a cura em uma panela de barro, mas quando vou cozinhar os alimentos forma por cima dos alimentos uma fervura igual quando se ferve agua com sabão isso é normal?

    • rosane disse:

      Olá, Miria, tudo bem?
      Obrigada pelo contato!
      Muitas vezes, isto ocorre em função da forma como foi fabricada a panela, desde a escolha do barro até a queima e crua da mesma.
      Mas, vamos tirar a prova, por meio do procedimento abaixo:
      1 – Encha as panelas de água até dois dedos abaixo da borda.
      2 – Junte um copo de vinagre e uma colher de sal, em cada panela.
      3 – Leve as panelas ao fogo e deixe-as lá até que a água levante fervura.
      4 – Assim que levantar fervura deixe-as ferver por mais 10 minutos.
      5 – Desligue e deixe-as esfriar com a água dentro.
      6 – Assim que esfriar lave-as com detergente e uma esponja, NUNCA de aço.
      7 – Utilize-a para fazer um prato mais barato, para não correr o risco de prejuízos maiores, como por exemplo, o angu, e veja o novo resultado.

      Aguardaremos o resultado.

  • Tenho panela de barro,gostaria de usar,mas geralmente as panelas de barro portuguesas sao pintadas ou vidradas por dentro e por fora, sera que o efeito do metodo e igual ao anterior referido?
    O tacho depois de tratado pode ser utilizado em cima de placas electricas ?

    • rosane disse:

      Olá, Norberto, obrigada pelo comentário!
      Se sua panela de barro é vitrificada, será bom que você cozinhe nela colocando uma chapa de ferro entre a panela e a chama, o que a protegerá e a fará durar muito mais tempo.
      O tacho de cobre pode ser utilizado em qualquer tipo de chama para cozimento.
      Ficou esclarecido?

  • Elisa disse:

    Minha panela de barro está perdendo a selagem preta original aparecendo o barro. Tenho medo que ela desmanche. O que faço para corrigir e deixa-la preta novamente? Se selagem inicial fosse feita com azeite por dentro e por forra evitaria este contratempo?

    • rosane disse:

      Olá, Elisa, obrigada pelo comentário!
      A panela de barro original, de boa qualidade, curada da forma correta, não ocorre isto. Esta selagem que você diz é a cura, né? Então, você está certa, porque se fazemos a cura por dentro e por fora ela fica protegida.
      Esta coloração escura da panela é obtida do tanino, uma propriedade extraída da casca de uma determinada árvore do mangue. É um processo longo, mas feito durante sua produção. Portanto não tem como mudar agora.
      No seu caso, seria melhor tentar salvá-la passando óleo por fora algumas vezes, quando for utilizá-la. Não precisa ser sempre, pois o óleo cria uma camada de proteção. Creio que esta seria uma alternativa.
      Vamos tentar?
      Boa sorte!

  • oiiiiii gednte comprei uma telha de barro .. o que posso fazer nela queria receutas alguem me ajude … por favor …abraços

    • rosane disse:

      Olá Cristiane!
      A telha é muito usada para fazer assados e servir diretamente na mesa. Um prato delicioso que sempre fazemos em casa, tanto na telha de barro quanto na de pedra, ou mesmo a grelha de pedra, é o peixe com legumes e arroz com castanha.
      Em resumo:
      Tempere o peixe de sua preferência com alho e sal, apenas. Se tiver folha de bananeira (caso não tenha acesso a uma use folha de couve), enrole-o numa e leve ao forno por 20 minutos. enquanto está no forno, cozinhe, ao dente, os legumes de sua preferência. Depois de cozidos, passe neles uma mistura de azeite de oliva, alho e sal, batidos no liquidificador, ou socados num pilão. Abra o forno, retire a folha de bananeira, junte os legumes na telha e leve ao forno brando por mais 20 minutos. enquanto isto, refogue o arroz com óleo e alho, quando tiver ao dente junte a castanha, triturada, e se gostar de salsa, junte uma certa quantidade, cortada bem fininha, misture tudo. Você poderá colocar este arroz num cantinho da telha para decorar e servir. Fica um prato lindo e delicioso.
      Mas, na telha você pode fazer diversos assados que fica um show!
      Bom apetite!!!

  • boa tarde disse:

    ganhei uma panela de barro, passei óleo nela e levei ao forno por 20 minutos, apos ter deixado esfriar coloquei água e levei ao fogo e em menos se 3 minutos ela estourou.tem diferença em curar uma panela de barro preta, se tiver me ensina. obrigada antecipadamente

  • Marco disse:

    Olá, tenho uma panela de barro a principio de boa qualidade, comprei uma tradicional do espirito santo. Usei algumas vezes com muito sucesso. Mas na última vez, eu fiz um doce de banana que acabou queimando no fundo…. e eu não consegui tirar uma parte da crosta de queimado que ficou grudada…. mesmo com agua fervente…. por favor, o que faço? perdi a panela ou continuo usando mesmo assim? obrigado!

    • rosane disse:

      Olá, Marco!
      Com certeza você tem uma excelente panela. Vamos tentar salvá-la.
      Coloque 5 copos de água na panela, junte mais 3/4 de copo de vinagre e uma colher de bicarbonato. Acenda o fogo, e assim que ferver, por 10 minutos, deligue e deixe esfriar. Deixe-a de molho por algumas horas.
      Caso ainda fique algum cavãozinho grudado, isto não prejudicará o alimento que fizer, e com o tempo até se soltará.
      Espero que resolva!
      Abraço,

  • boa tarde quantos dias eu terei que fazer esta cura usando o azeite.

  • Vânia disse:

    Olá, gostaria de saber se o correto é curar no forno ou em cima do fogão?

  • Vânia Sales disse:

    Oi, quero dizer que li todas as mensagens do site e achei a minha resposta, obrigada.

  • Bruno Aquino disse:

    Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelas informações e pela disposição em ajudar. Ganhei uma panela de barro preta do meu irmão. Fiz a primeira etapa da cura: passei azeite extra virgem por dentro e por fora, coloquei no fogo baixo até esquentar o azeite, esperei esfriar e lavei. Agora, estou fazendo a segunda parte; enchi de água e coloquei no fogo baixo do fogão para ferver, mas já se passou mais de meia hora e a água ainda não começou a ferver! Ela fica só soltando fumaça e uma pequena quantidade de bolhas. Estou com medo de aumentar a chama e a panela trincar ou estourar. A água tem mesmo que ferver? Se eu aumentar a chama do fogão, corro algum risco? A capacidade da minha panela é de 4 litros.

    • Rosane disse:

      Olá, Bruno!
      Nesta primeira fervida costuma demorar mesmo a levantar fervura. Pode deixar no fogo baixo mesmo. Assim que começar a dar estas bolhas poderá aumentar o fogo. A panela não poderá se romper com este processo, pois já está curada. Esta fervura é apenas para encerrar mesmo o processo. Se colocou água e não quer correr riscos, coloque umas 3 colheres de azeite. Espero que tenhamos ajudado.
      Bons pratos!

  • suelen disse:

    olá!
    ganhei uma panela de barro ela é marrom meio alaranjado e esmaltada gostaria de saber se tem q fazer a “cura” dela pois quem vendeu orientou q era só lavar e usar.
    obrigada.

  • Nelson disse:

    Boa tarde, curei minha panela de barro como o vendedor me ensinou: passei óleo de soja novo em toda a panela inclusive a tampa e depois coloquei-a no fogo (não no forno), depois que ela secou eu enchi de água com óleo de soja (novo) e deixei-a ferver por uns 15 minutos, esperei esfriar, lavei com detergente e guardei. Quando fui usar alguns dias depois para fazer um bacalhau com batatas os ingredientes ficaram com gosto do óleo queimado, o mesmo cheiro que estava no dia que selei a mesma, como devo proceder para os alimentos não ficarem com esse gosto?

    • Rosane disse:

      Olá, Nelson!
      Experimente o seguinte:
      Coloque, dentro de sua panela, 1 copo de vinagre branco e complete com água limpa. Leve ao fogo brando. Quando levantar fervura, espere mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe-a com esta água dentro até que esfrie completamente, a água e a panela.
      Lave-a com detergente e uma esponja que NÃO seja de aço, e depois enxugue-a bem.
      Agora sim, poderá utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Espero que isto o ajude!
      Cuide bem de sua panela, e bons pratos!

  • Marcia disse:

    Ola,

    Comprei duas panelas de barro e levei de viagem e quebraram na parte da alça. Voce sabe como posso colar a panela e continuar usando? Tambem tenho fogao eletrico, tem como essa panela ser usada em este tipo de fogao?
    Obrigada.

  • Bira disse:

    Bom Dia!
    Comprei duas panelas de barro e duas formas o vendedor falou q as formas de barro já estão curadas, preciso fazer algo a mais ou confio nele. Outra pergunta o esmo vendedor falou que as panelas não estavam curadas me orientou que aquecesse a panela com beicon e com o a gordura do beicon eu passasse levemente dentro e fora, fiz como ele mandou a panela ficou com um cheiro orrível, fui fazer uma carne de panela tive que jogar tudo fora pelo cheiro que ficou, como posso resolvel isso.
    att. Bira

    • Rosane disse:

      Bom dia, Bira, e Feliz Natal pra você e toda sua família!
      As panelas, antes de fazer esta nova cura, você poderá colocá-las num recipiente com dois copos de vinagre e complete com água, até que elas fiquem cobertas. Se o recipiente puder ir ao fogo, leve-o e deixe-o lá até levantar fervura e borbulhar por 10 minutos.
      Retire-as, secando bem e já poderá utilizá-las.
      Quanto as formas, sugiro que cure-as seguindo a receita correta de como curar a panela. Veja no link e siga em frente.
      http://www.tachodecobre.com.br/2010/07/29/receita-para-curar-a-panela-de-barro/
      Bons pratos!!!

  • Patrick disse:

    Bom Dia!
    Antes de mais nada, agradeço e muito, pela atenção. Estive lendo os posts e as respostas, e parabenizo por esta iniciativa criativa de cooperação filantrópica. Gostaria de saber o porquê que a panela de barro deve ser guardada sem a tampa?
    Até mais ver.

    • Rosane disse:

      Olá, Patrick! Muito obrigada!
      Quando a pessoa que lida com a panela é bastante cuidadosa, guardará a mesma sempre bem sequinha. Mas, a maioria das pessoas guarda a panela ainda meio molhada, o que provoca acumulo de mofos, que muitas vezes não se percebe. Por isto o melhor é que elas sejam guardadas sem a tampa. Apenas isto.
      Espero ter ajudado.
      Abraço,

  • Alexandre disse:

    Olá!

    preciso de uma ajuda com minha panela de barro, fui curar e acho que fiz o processo errado. Passei óleo de cozinha por dentro e por fora para hidratar, enchi com água e coloquei para ferver no fogo baixo e deixei por uns 8 minutos borbulhando.
    No outro dia troquei a água mas dessa vez sem óleo, coloquei para ferver com um fogo um pouco mais alto, a panela soltou no fundo uma parte do revertimento preto, do tamanho +/- de 15 cm por 4 cm, ela não tricou, só soltou esse pedaço.
    ela ainda pode ser utilizada? se sim como faço?

    Abraço

    • Rosane disse:

      Olá, Alexandre, obrigada pelo comentário!
      Se ela não tiver nenhum vazamento você poderá usá-la sim, sem problemas.
      Espero que não solte mais, para que não perca este belo instrumento da culinária.
      Boa sorte!

  • viviane disse:

    ola rosane dei uma panela de barro pra minha mae so que na hora de cura ela esqueceu e passou oleo que ela tinha fritado bolo sera que vai ficar com gosto ruim depois que fazer algum prato nela.se fica o que posso fazer para tira.me ajuda.

    • Rosane disse:

      Precisamos sempre fazer as curas das peças de barro ou pedra com óleo ou azeite de oliva limpos, virgem, antes de utilizá-la. Portanto, neste caso, você colocará 3 colheres de vinagre e completará com água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Provavelmente este procedimento retirará o cheiro, caso venha a se manifestar.
      Boa sorte, e aproveite bem sua panela!

  • Por gentileza, fiquei com uma dúvida, devo também untar o fundo externo da panela para fazer a cura?

    Antecipadamente agradeço

  • Boa noite!

    Fiz a cura do jeito que você ensinou e deu certo obrigado, só que ficou uma dúvida, todas as vezes que eu vou usa tenho que fazer a cura até ela fica velha? O cheiro de óleo velho sai com o processo do vinagre, tenho que fazer este processo toda vez( de uma comida para outra ).

    Obrigado e parabéns pelo apoio.

    • Rosane disse:

      Obrigada, Italo!
      A cura fazemos apenas para esta primeira vez, e a limpeza com vinagre também, apenas uma vez. Sempre que usar a panela de barro, assim como a de pedra e ferro, deverá secá-la com todo cuidado para que não vá úmida para o armário.
      Depois é só usar, à vontade, este fino instrumento da culinária milenar.
      Bons pratos!

  • Sandra disse:

    Ganhei uma panela de barro preta já curada mas o cheiro está horrível. Acho que foi curada com óleo de baixa qualidade. Estava lendo as perguntas e respostas acima e percebi que para tirar o cheiro devo mergulhar em água com vinagre branco durante dois dias e depois de lavar e secar, levar ao fogo brando com água e AZEITE OU VINAGRE BRANCO? Fiquei em dúvida. Pode me esclarecer? Grata

    • Rosane disse:

      Olá, Sandra!
      No seu caso será o seguinte: Lave a panela com detergente comum de cozinha. Se ela couber num outro recipiente que possa ir ao fogo, coloque neste recipiente dois copos de vinagre e coloque a panela dentro, completando com água. Ligue o fogo e deixe lá até que ferva por 10 minutos. Depois deixe-a lá até no dia seguinte. Lave a panela com detergente de cozinha. Encha-a de água limpa, e coloque duas colheres (sopa) cheias de bicarbonato, e leve-a ao fogo. Após levantar fervura espere mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe que esfrie completamente. Lave-a bem. Espero que aproveite muito ainda esta panela.
      Boa sorte!
      Abraço,
      Rosane
      OBS: SEGUNDA opção, caso não tenha este recipiente que caiba a panela, coloque sua panela num outro local, como num tanque de lavar roupas, por exemplo. Ferva água separadamente, em duas outras panelas ou mais, de forma que esta água cubra completamente sua panela. Nestas panelas que colocar a água para ferver distribua 2 copos de vinagre. Deixe de molho por 24 horas.
      Lave a panela com detergente de cozinha. Encha-a de água limpa, e coloque duas colheres (sopa) cheias de bicarbonato, e leve-a ao fogo. Após levantar fervura espere mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe que esfrie completamente. Lave-a bem.

  • fabiana disse:

    Ola usei minha panela e não fis a cura apenas lavei e ala apresentou rachadura no fundo da panela apenas por fora da panela ,gostaria de saber se da para salvar? e a outra eu utilezei para fritura e ela não rachou eu ainda mesmo tendo feito fritura nela preciso fazer a cura?

    • Rosane disse:

      Oi, Fabiana!
      Mesmo tendo utilizado sua panela é bom que faça a cura. Faça esta cura do site nas duas, depois tente reutilizar a que rachou colocando mais ou menos 500ml de água com 3 colheres de fubá para ferver por 10 minutos. Observe se ela está vazando, se caso for negativo, ela poderá ser utilizada sem problema.
      Boa sorte!

  • Cleusa disse:

    Trouxe uma panela de barro do Brasil e fiz a cura em fogão eletrico. O resultado? Rachou! Este tipo de panela so pode ser usada em fogão a gás ou a lenha?

    • Rosane disse:

      Olá, Cleusa!
      Que pena que depois de cruzar todo o oceano, com todo zelo, com esta maravilhosa e histórica peça da culinária, ela tenha se rompido.
      Os fogões elétricos, ultimamente, estão variando muito na potência do queimador, o que pode também interferir no uso diário da panela, diminuindo a vida útil da mesma.
      Mas, se tratando da cura, quando não se tem outra opção, o melhor é untá-la bem, colocá-la dentro de um outro recipiente, cheio de água, e que possa ser usado no seu fogão elétrico. Deixe no fogo brando, e depois que levantar fervura, deixe ficar por mais 10 minutos.
      Fazendo assim ela estará curada e pronta pra uso.
      Espero que consiga uma nova peça.
      Abraço,

  • norma disse:

    Vou curar uma panela deixo ela tampada com a propria tampa tambem?? E a tampa?? Passo oleo tambem? Quanto tempo deixo no fogo??

  • Luiz Claudio disse:

    Olá!! acabei de fazer o procedimento em três panelas (peq.media e grande), sendo que todas estão soltando uma fuligem marrom claro de dentro da panela, e do lado de fora aonde o fogo pega esta soltando tinta preta o que pode ser?? muito grato!

    • Rosane disse:

      Olá, Luiz Cláudio!
      Apenas é normal soltar, em alguns casos, uma fumaça escura.
      A procedência da panela é muito importante na hora da compra.
      Faça com elas o procedimento que ensinamos nos comentários anteriores, como:
      1 opção – Coloque sua panela e a tampa dentro de um recipiente onde você poderá encher de água até cobri-la. Acrescente dois copos de vinagre e deixe ferver por 10 minutos.
      2 opção – Caso este recipiente NÃO possa ir ao fogo, deixe de molho por dois dias. Depois deste molho, encha a panela de água, acrescente uma colher de bicarbonato e leve ao fogo por 10 minutos.

      Retire-a da água, lave-a e seque-a com pano limpo. Pegue óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado, e coloque 3 colheres e acrescente um litro de água, ou a capacidade da panela. Em seguida leve-a ao fogo. Assim que a água ferver por 10 minutos é hora de apagar o fogo e deixá-la esfriar completamente, ainda com a água dentro.
      Depois que estiver fria lave-a com detergente e uma esponja que não seja de aço. Enxugue-a bem, e pode começar a utiliza-la para experimentar o novo resultado.
      Abraço, e boa sorte!
      Rosane

  • Rosane S. disse:

    Olá! Fiz o procedimento para curar a panela de barro nova que comprei, conforme sua orientação. Ao final, quando fui lavar a panela com esponja e detergente, ela soltou algumas lascas de seu fundo, interno, deixando algumas áreas mais claras e porosas, como de terra. Há recuperação?

    Desde já agradeço muito por sua ajuda.

    Rosane S.

  • Olá, por favor gostaria de saber: usei minha panela sem cura_la,ocorreu uma fina rachadura,vendo aqui as dicas fiz o procedimento mesmo assim,.. deu certo,usei sem problemas.Corro o risco da rachadura aumentar e perder a panela?

    Desde já agradeço….

    • Rosane disse:

      Olá, Oldera!
      Se a panela não rachou a ponto de vazar água, provavelmente você conseguiu salvá-la. Evite deixá-la no fogo sem nada dentro.
      Vamos torcer para que sua panela atravesse os anos e te dê grandes resultados à mesa.
      Abraço,

  • Boa Tarde

    Ganhei uma panela de barro, ela e meio preta, ai me disseram que tem que fazer a cura dela, como e deve ser feito em casa mesmo pra que ela fique pronta pra uso e sem ter gosto de barro ?

    Obrigado

  • Priscilla disse:

    Além da panela eu comprei duas cumbucas e duas xícaras, tenho que fazer esse mesmo procedimento? Obrigada

    • Rosane disse:

      Olá, Priscilla!
      Obrigada pelo comentário!
      As peças são rústicas?
      Se todas as peças forem para uso, o melhor é fazer a cura de todas, para garantir o resultado e a durabilidade.
      A cura da panela está aqui, em nossa página http://www.tachodecobre.com.br/2010/07/29/receita-para-curar-a-panela-de-barro/
      Mas, lembre-se, que as peças que não vão direto na chama, como é o caso da xícara, por exemplo, você a emergirá numa panela cheia de água, e levará ao fogo, deixando-a lá, durante 10 minutos, após levantar fervura.
      Abraço.

  • Lita Ramos disse:

    Olá Rosane!
    Comprei uma panela de barro, fiz o procedimento e usei. Após a lavagem, por ter ficado algum resíduo do alimento preparado, deixei-a de molho até o dia seguinte. Não havia observado rachadura até então. Mas, depois da lavagem, observei uma rachadura no fundo, embora pareça superficial pois não atravessou nada sobre o pano em que ficou apoiada. Posso ou devo usá-la novamente ou preciso fazer algum outro procedimento? O que de fazer?
    Desde já agradeço!

    • Rosane disse:

      Olá, Lita!
      Estas rachaduras superficiais, quando acontecem, muitas vezes não evoluem.
      Se você fez o procedimento correto da cura, não precisará refazê-lo.
      Se é uma panela de boa procedência, é provável que não danifique mais.
      Abraço, e bons pratos!




Comente