Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Como limpar e cuidar do tacho de cobre

Como limpar e cuidar do tacho de cobre

Tradição Milenar

Os tachos de cobre são peças historicamente presentes nas cozinhas de todo o BRASIL, assim como do mundo todo.
As peças de cobre podem ser revestidas, internamente, com estanho, níquel, prata ou ouro, ou simplesmente serem puramente de cobre, que é o mais comum e mais desejado.
Na zona rural os tachos de cobre sempre foram uma tradição, especialmente no Estado de Minas Gerais, que é o estado onde eles estão mais presentes, pois geram satisfação e renda na roça e na cidade, seja no interior ou na Capital.
O velho e bom tacho de cobre, também está presente em cidades do interior de São Paulo, Goiás e do Rio de Janeiro, nas casas de doceiros, de apaixonados, e nas fazendas.
Os tachos são muito utilizados para fazer doces, e também no preparo de carnes, principalmente a de porco.
Antigamente, cerca de uns 40 anos atrás, as famílias e vizinhos se juntavam para fazer torresmo, linguiça, chouriço, mucia, “carne de lata”, costela, e outros.
As pessoas das comunidades se reuniam também para preparar sabão de gordura de porco e de abacate, sempre na época da safra, pois assim tinham sabão para o ano todo. Muito embora estas atividades tenham diminuído bastante, ainda encontramos estes grupos  de pessoas reunidos ao redor de uma fornalha ou um fogão à lenha. E lá na roça, antes de serem utilizados, os tachos eram, e ainda são, limpos com limão caipira (também chamado de limão capeta ou limão-cravo) e sal. E, depois, lavados com bucha vegetal, areia, sabão e água.

Como limpar e cuidar do tacho de cobre

Atenção para a limpeza correta de seu tacho de cobre!

Primeira observação: Quando for utilizar o tacho pela primeira vez depois de compra-lo, você deverá ferver uma boa quantidade de água e lavá-lo com esta água, para retirar a resina que muitos fabricantes passam para manter o utensílio brilhante no período de permanência nas lojas.

Toda vez que for cozinhar em seu tacho, deverá fazer a limpeza básica.
É comum o cobre escurecer com o uso, e quando exposto ao tempo. Para limpá-lo, utilize um par de luvas para proteger as mãos, se desejar.

Você utilizará um limão, uma colher de sal, uma barra de sabão (ou detergente neutro) uma esponja de aço. O limão é o ingrediente perfeito, mas se não tiver um disponível, utilize quatro colheres (sopa) de vinagre e duas bem cheias de sal. Lembrando sempre que a quantidade dos ingredientes para a limpeza poderá ser mais ou menos que a sugerida, dependendo do tamanho da peça.

Mas, o procedimento será o seguinte:

*Leve o tacho ao fogo até que ele aqueça.

*Desligue o fogo e dentro coloque o sal.

*Corte o limão ao meio e passe as metades, espremendo-as e esfregando-as por todo o tacho. E, vai fazendo isto até que tire todo o azinhavre, que é aquela camadinha esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação. E, mesmo que você não veja esta camada verde, este procedimento é, historicamente, o correto, para não ter dúvida de que seu tacho está perfeitamente limpo para o cozimento de seu doce.

*Enxague o tacho, somente com água, até retirar todo o limão e sal. Digo somente com água, pois não poderá, neste momento, utilizar a palha-de-aço e nem o sabão, antes de retirar toda a mistura e sal e limão, porque caso contrário a limpeza ficará perdida, pois oxidará novamente.

*Depois que enxaguar bastante, retirando completamente todo o limão e sal, aí sim, lave com o sabão e com a palha de aço. Areie até ficar clarinho, e enxague abundantemente, secando bem, em seguida.
*Depois disso poderá levar o tacho, seco, ao fogo e colocar os ingredientes do doce a ser feito.

Rotina – Toda vez que terminar de cozinhar lave seu tacho, normalmente, seque-o e guarde-o onde desejar. Se alguma coisa de doce grudar no fundo, deixe-o de molho até o dia seguinte que sairá. No cobre, o alimento somente gruda se começar a queimar.
Se desejar que ele clareie mais, pois o pendurará na cozinha, basta repetir o procedimento do sal e limão.
Esta rotina parece ser exagerada e cansativa? Mas, pode ter certeza que será eficiente para manter a saúde e a beleza de seu tacho. Então, faça com que ela seja prazerosa, afinal de contas esta é uma peça que faz parte da história da culinária no mundo todo, e você é parte dela.

Assim como nas panelas de alumínio ou ferro, depois que cozinhar no tacho de cobre nunca deixe o alimento esfriar dentro dele. Retire-o ainda quente e guarde-o num outro recipiente.

 

50 comments

  • Queria sabe o valor do conjunto de tachos.

  • Cristina disse:

    comprei várias miniaturas de cobre na oficina de vocês, quando estive aí. Só que elas estão pintando de ferrugem, isso é normal? Ficam expostas numa prateleirinha em minha copa, todos acham uma graça mas àquelas manchinhas…..o que faço?

    • rosane disse:

      Olá, Cristina, tudo bem?
      Obrigada por fazer contato!
      O cobre não enferruja, ele escurece ou produz umas manchinhas verdes, que é o azinhavre, o que é completamente normal. No caso das miniaturas finas limpamos com “Brasso” ou “Silvo”, que encontra nos supermercados.
      Todos os tachos de cobre limpamos com limão e sal, e é isto que todos os clientes, usuários de cobre fazem. Assim que limpamos lavamos com água e detergente, e secamos bem. Ele volta ao brilho natural do cobre.
      Eu, na minha casa, tenho as miniaturas e prefiro quando estão escuras, porque são mais rusticas. Experimente o “Brasso” ou o “Silvo”, que ele dará jeito nas peças.
      Espero que consiga, mas caso não, traga-as que farei a limpeza pra você, com todo prazer.
      Qualquer outra duvida entre em contato!
      Abraço,
      Rosane

  • rosane disse:

    Olá. Maria do Carmo, tudo bem?
    Obrigada pelo contato!
    Escurecer é sempre normal quando se trata de cobre. Mas, vamos seguir o processo de limpeza e confirmar a autenticidade do cobre.
    Esprema 3 limões bem suculentos e misture com 2 colheres de sal de cozinha. Você utilizará a própria banda do limão para esfregar uma parte do sal e do suco nas partes mais criticas. Depois use uma esponja normal e termine de passar o restante da mistura até limpar tudo.
    Rapidamente após esta limpeza, lave com água limpa e detergente comum de cozinha. Seque bem, com pano seco e limpo.
    Depois deste processo ele deverá clarear e voltar a cor normal e atraente do cobre.
    Embora tenha explicado detalhadamente a forma da limpeza, notará que ela é bem simples, e após a primeira limpeza você perceberá que as outras serão bem mais fácil.
    No nosso site tem este processo, caso queira verificar.
    Qualquer outra duvida estamos à disposição.
    Abraço,
    Rosane

  • Olá Rosane, a limpeza para o cobre brilhar eu entendí, a dica que preciso é para retirada do carvão impregnado na parte externa do cobre, que em determinadas partes estão grossas.
    Um abraço
    Maria do Carmo

    • rosane disse:

      Olá, Maria do Carmo, tudo bem?
      Fiz alguns testes com cinco tachos que estavam com carvão, dá um pouco mais de trabalho, mas conseguimos.
      Vamos ver se podemos ajudá-la com este teste…
      Se fosse do lado de dentro seria mais fácil, mas como é do lado de fora, vamos tentar. Você terá que conseguir um recipiente maior que o tacho, e que possa ser levado ao fogo. Neste recipiente coloque um copo de azeite de oliva. Do lado de fora do tacho, passe também bastante azeite de oliva. Coloque-o no recipiente que você despejou o copo de azeite e leve este recipiente ao fogo. Agora deverá completar o recipiente com água para que o azeite possa alcançar toda a parte que deseja limpar do tacho. Assim que levantar fervura vá raspando este carvão com uma colher, e em seguida voltando com ele para o recipiente. Conseguiu tirar um pouco? Se sim, continue o processo.
      Depois que retirar tudo, ou quase tudo, faça uma mistura de areia, limão e sal, e com uma esponja de aço vá areando a parte de fora somente para limpá-lo completamente.
      Me informe se conseguiu, ok?
      Boa sorte!
      Aguardo.
      Abraço,
      Rosane

  • Tiago disse:

    Bom Dia Rosane, acabo de fazer a limpeza no tacho, te conto que foi bem puxado, hehehe mas deu certo sim, com certeza a sua dica foi de grande ajuda, fiz a fervura como voc~e me indicou por 3 vezes e a cada vez retirava a agua e raspava com colher de aço mesmo pois a de madeira não conseguia desprender, mas aos poucos consegui.

    Lhe agradeço muito

    Obrigado

  • luciane silva disse:

    Ola,eu gostaria de fazer de um tacho,uma cuba para lavar louças,
    sera que vai ser dificil de limpeza?minha churrasqueira é toda rústica.

    att,
    lu

    • rosane disse:

      O cobre é bem fácil de limpar. Não terá nenhuma dificuldade, além de dar um resultado muito lindo é uma peça que sua limpeza é terapêutica.
      Para a limpeza da cuba da pia poderá utilizar “Silvio” ou “Brasso”, ou ainda limão com sal.

  • Rose disse:

    Olá, uma vez fui na casa de uma amiga e tinha um tacho servindo de centro de mesa com um vidro em cima, e gostaria de saber qual o verniz usado para que ele não escureça, pois gostaria de fazer algo do gênero.
    Obrigada

    • rosane disse:

      Olá, Rose!
      Este verniz é uma mistura, ele não é vendido no mercado. E, antes de passar esta mistura, fazemos uma limpeza especial na peça, que não pode ter nenhuma impureza, para que fique mais tempo na cor original do cobre.

  • Luisa disse:

    Eu limpei o tacho, de cobre com sal e limão. Ficou rosado, clarinho como deveria ser, mas a ambrosia ficou esverdeada.
    O que aconteceu?
    Obrigada

    • Rosane disse:

      Luisa, bom dia, e Feliz Natal pra você e toda sua família!
      *Depois de passar o limão com sal, você lavou o tacho normalmente, com detergente e esponja, NÃO de aço?
      *Depois que terminou a ambrosia, tirou-a do tacho e deixou esfriar no em outro recipiente?
      Se suas respostas são positivas o problema é com a ambrosia mesmo, não com o tacho. Mas, se as respostas são negativas você perderá toda a receita, pois não servirá para ser consumida devido o azinavre.
      A receita normal de ambrosia leva limão, e se você deixar o doce esfriar no tacho o contato vai agir e soltar esta substancia verde.
      O correto é tudo que fizer no tacho de cobre, tirar assim que ficar pronto. Aliás, deve ser assim com a maioria das panelas.
      Espero que tenha ajudado.

  • Tenho uma cuba de banheiro depois da limpeza, gostaria de saber como mantela limpa se existe algo para impermeabiliza-la. Obrigada.

    • Rosane disse:

      Olá, Eliane!
      A melhor forma de limpá-la é com limão e sal. Basta cortar o limão colocar sal em uma das partes e esfregar, o próprio limão com o sal, na cuba. Pode também fazer o suco do limão com sal e passar, com uma esponja, não de aço, na cuba e depois, de qualquer um destes dois processos lavá-la com sabão ou detergente comum de cozinha.
      Espero tê-la ajudado.
      Abraço,

  • Eliana disse:

    tenho dois tachos grandes de cobre e pretendo vende-los. Como saber se são de puro cobre? Onde posso oferece-los? Foram adquiridos há muitos anos em Embu das Artes.
    Grata Eliana

    • Rosane disse:

      Olá, Juliana!
      A primeira coisa a fazer é pegar uma metade de limão, com uma colherzinha (café) cheia de sal. coloque o sal nesta metade de limão e esfregue no tacho, por dentro mesmo. Veja se a cor do cobre fica mais viva e se solta uma cor meio esverdeada no líquido. Tire uma foto e envia-nos, para melhor confirmação. Fale também sobre as medidas de diâmetro, altura e peso. Assim, tentaremos ajudá-la na avaliação, para que possa vendê-lo sem prejuízos.
      Abraço,
      Rosane

  • Náide disse:

    Gostaria de saber se tacho de cobre pode ser usado para fritura. Obrigada!

    • Rosane disse:

      Olá, Náide, tudo bem?
      Há uma vertente que é contra qualquer preparo de alimentos nos utensílios de cobre, seja doce ou salgado. Mas, também há resultados de pesquisas, estudos, que dizem que o alumínio é mais prejudicial que o cobre, porque é utilizado diariamente, sendo que o cobre não, pois historicamente é mais utilizado para doces, e por isto, periodicamente. Mas, nós sabemos que até mesmo as panelas de ferro, NÃO são recomendáveis para uso diário.
      Para fazer outros alimentos, que NÃO seja a fritura ou doces, o melhor é estanhar, na parte interna, o seu utensílio.
      Quando estamos na casa de nossos pais, nos eventos de família, nos feriados e nas férias, reunimos todos na cozinha de minha mãe, no domingo, principalmente, para apreciarmos o biscoito de polvilho frito que é uma das tradições de nossa família.
      Além disso, minha mãe, bem como todos da família, irmãos, tias, tios, primos, preparam torresmo em seus tachos de cobre.
      Experimente fritar pasteis em seu tacho e constatará o porquê desta tradição.
      Outra tradição, e que não é apenas de minha família, mas das famílias doceiras de todo o Brasil, é a forma de limpar o tacho antes de qualquer uso dele na culinária.
      Lembre-se sempre de fazer o processo de limpeza, antes de utilizar seu tacho de cobre. E, para isto, você precisará de uma colher de sal e um limão-cravo, ou limão capeta, ambos são os mesmos, depende de como é chamado em sua região.
      Corte o limão ao meio. Aqueça o tacho e coloque o sal dentro da peça. Depois vai passando as metades do limão, espremendo-as e esfregando-as em todo o tacho, até que elimine, visivelmente, o Azinhavre, aquela camada tóxica, que é o resultado da oxidação.
      Feito isto, basta enxaguar o tacho, primeiro somente com água, para que o azinhavre não volte rapidamente. Retire, com água, todo o limão. Agora sim, você poderá passar o sabão, ou detergente comum, e com uma esponja das de aço esfrega-lo bem, enxaguá-lo e secá-lo.
      Agora sim, tudo pronto para colocar os ingredientes e começar a fazer seu doce ou fritura.
      Será que respondi sua pergunta?
      Caso haja dúvidas, fique à vontade para perguntar.
      Abraço,

  • boa tarde,
    tenho um tacho que ganhei de uma tia que ganho de sua avó, que era de seu pai, ele deve ter mais de 150 anos seu diametro é de aprox. 80 cm e sua prof. de 30 cm ou mais ja tentei limpa-lo mais não ficou bom a espessura deve ser de6 mm. com sou sem tempo gostaria de saber se existe alguma maneira mais drastica de limpar meu tesouro.
    Obrigado;
    att.
    caio

    • Rosane disse:

      Olá, Antonio!
      Então tens uma preciosidade histórica à sua disposição.
      Para este tipo de limpeza, do carvão acumulado, depois de tantos anos, é preciso bastante paciência e tempo. Muitíssimas vezes a fizemos, mas realmente tem que ter a arte da paciência e do tempo, pois se trata de uma limpeza artesanal, como artesanal é a peça.
      Você está disposto a fazê-la?
      Entraremos em contato, via e-mail e tentaremos uma solução.
      Abraço,

  • Marisa disse:

    Boa tarde, gostaria de saber o valor do conjunto de tachos com o frete. obrigado.

  • Mariângela disse:

    Rosane, tenho um tacho de cobre que herdei de minha mãe.Precisa ser restaurado no fundo porque trincou e está muito sujo de carvão por fora. Gostaria de saber se vocês fazem esse serviço e onde você está instalada se tem como negociarmos.Pretendo utilizá-lo como peça de decoração.

  • mary disse:

    Boa tarde
    gostaria de saber se tem algum procedimento que faa o tacho de cobre ficar escuro o mais rapido possivel.
    obrigada

    • Rosane disse:

      Olá, Mary!
      Para que ele escureça, sem ficar manchas desiguais, o melhor é deixá-lo pendurado na copa ou na cozinha e esperar, porque, caso contrário, poderá deixá-lo ao tempo, ou o mais próximo de uma porta ou janela possível, mas poderá dar alguma diferença na coloração escura.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraço,

  • Marcela disse:

    Bom dia! Estou pensando em comprar um tacho pequeno de cobre para colocar como cuba de um lavabo, será um local em constante uso de água e sabão. Gostaria de saber se é recomendado fazer isso, se posso usar como cuba, quais os cuidados devo ter, se enferruja, envelhece com o passar dos anos, e como limpar? Obrigada

  • Norma disse:

    Gostaria de comprar 12 tachinhos de cobre de 9cm. Para servir doce , gostaria com alças,poderia me mandar medidas, preço, e frete para CEP 04888-000, se possível foto, obrigada Norma

  • ciete disse:

    Ola, sempre acho vendendo panelas,tachos sem revestimento de estanho, niquel ou outro mat. Li em uma reportagem acho q foi do globo q sem esses revestimento a panela solta um residuo q prejudica os rins, figados…..quero muito ter uma em casa para doce mas estou receiosa, o q vcs me orienta?

    • Rosane disse:

      Olá, Ciete!
      Vendemos com ou sem estanho. O cliente decide o que quer levar.
      Quanto a esta resolução, nada foi comprovado cientificamente, possibilitando aos antigos e novos doceiros permanecer com este milenar utensílio doméstico nas mãos e nos fogões.
      Agradeço o comentário.
      Sempre que preciso for, seja bem-vinda!
      Abraço,

  • Boa tarde,
    li a matéria sobre a limpeza do tacho de cobre, bem clara por sinal, mas fiquei com dúvida em relação ao tacho de cobre com revestimento de estanho. Este também cria o azinhavre? A limpeza é feita da mesma forma?
    Parabéns pelo site.
    Desde já agradeço.
    Fernando

    • Rosane disse:

      Olá, Fernando, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      Vendemos muitos tachos estanhados, mas o campeão ainda são os tachos sem estanho.
      A limpeza por dentro, destes estanhados é normal, com uma esponja e detergente normal de cozinha, mas por fora é como no site, com sal e limão (ou em vinagre e sal).
      E, diferente do tacho somente de cobre, este estanhado não precisa passar sal e limão antes de fazer o doce.
      Espero ter esclarecido.
      E, mais uma vez, obrigada pelo comentário e pelos parabéns.
      Abraço,
      Rosane

  • Ana paula disse:

    Boa tarde!!
    Tenho um tacho de pastel,e tda vez q uso ele gria uma camada de carvão em baixo!!
    O q posso estar fazendo para q isso não aconteça?
    Obrigada

    • Rosane disse:

      Olá, Ana Paula!
      Obrigada por seu comentário!
      A melhor forma de evitar que isto aconteça é passando sabão em barra, bem passado, nesta parte que preteia. Assim, quando terminar de cozinhar limpará com muito mais facilidade.
      Quando nosso tacho está muito preto embaixo, pego uma bucha vegetal, coloco nela uma esponja de aço e sabão em barra (feito em casa), e adiciono um punhado de areia grossa, e depois areio bastante. Assim ele fica limpinho.
      Espero que tenha respondido sua pergunta de forma clara.
      Abraço,

  • Celiane Zanchin disse:

    Olá Rosane, ontem recebemos a encomenda e hoje entreguei para minha mãe. Ela adorou! Vocês fazem um trabalho muito bonito, estamos muito contentes. Foi uma satisfação conhece-los. Quando as coisas melhorarem volto a fazer contato para adquirir novas peças.
    Um forte abraço!

    • Rosane disse:

      Nós que agradecemos, Celiane!
      Que bom que sua mãe gostou, porque esta satisfação é muito importante pra nós.
      Sempre que precisar, estamos à disposição.
      Abraço,

  • Rosane disse:

    Muito bom o cobre, pode fazer lindas peças com esse material !! jogo

  • soeli disse:

    Se eu lavar as panelas com cachaça vai ficar o gosto da pinga na comida?

    • Rosane disse:

      Olá, Soeli!
      O certo é lavar com limão e sal, ou vinagre e sal. Mas, respondendo sua pergunta, não ficará gosto nenhum, desde que enxague com água depois.
      Espero ter ajudado.
      Abraço,

  • Athena disse:

    Boa noite,
    Comprei um tacho de cobre,limpo como recomendado,fica bem brilhante na hora,mas minutos depois escurece de novo.
    Pode me ajudar ?

    • Rosane disse:

      Boa tarde!
      Após limpá-lo com limão e sal, ou vinagre e sal, caso não tenha o limão, você deverá lavá-lo com uma esponja e detergente, ou sabão em barra. Enxague bem e depois enxugue-o com um pano sequinho. É isto aí. Limpando-o assim ele não escurecerá facilmente.
      Espero tê-la ajudado.
      Abraço,

  • Rosi disse:

    Fiz o procedimento e quando fui usar no fogão a lenha meu tacho queimou o doce muito rápido. Alguma sugestão pra que isso nao aconteça:::

    • Rosane disse:

      Boa noite, Rosi!
      Mil desculpas pela demora na resposta.
      Se você não está acostumada, poderá utilizar uma chapa na boca do fogão, para diminuir o impacto do fogo.
      Devido o potencial do cobre, quando em contato com a chama, quando fazemos o doce, por exemplo, é preciso mexer até o final do cozimento, para evitar queimar.
      Não desista de seu tacho, pois assim que acostumar com a rapidez dele, passará a amá-lo.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço,


Leave a comment