Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Como curar a panela de pedra sabão

Como curar a panela de pedra sabão

A panela de pedra sabão deve ser curada antes de ser usada pela primeira vez. Para isto existem procedimentos seguros:

1 – Passar óleo de cozinha limpo, ou seja, sem ser usado, (o melhor mesmo é azeite de oliva), na tampa e na panela, por dentro e por fora. Com este procedimento ela mudará de cor, ficando mais escura.
Em seguida, ligue o forno a 260° durante 20 minutos, e logo depois desligue e coloque dentro a panela e a tampa, esta com o pegador virado para dentro da panela. Deixe-as lá até que o forno esfrie.
Este processo deverá se repetir por 3 vezes, durante 3 dias consecutivos.
Antes de utilizá-la coloque água e leve ao fogo até levantar fervura.

Seguindo estas instruções a panela estará pronta para ser usada.
A panela de pedra é excelente para fazer arroz, arroz com lentilha, frango ao molho pardo, frango com quiabo, além de qualquer outro alimento, sem exceção.

Use panela de pedra, porque com ela os alimentos terão o sabor natural e a sua saúde agradecerá a gentileza.

 

89 Comentários

  • percilia disse:

    alem da beleza das panelas contem importantes informacoes de cura antes de utilizar

  • [...] Junto com a panela de cerâmica, é um dos utensílios de cozinha mais antigos. Segundo os chefs, a panela de pedra realça o gosto da comida, que é cozida mais devagar. Ela é naturalmente antiaderente e retém calor por muito tempo. Seu feijão, molhos, caldos, arroz, ensopados e carnes ficarão muito mais gostosos nela. Com o tempo, as panelas de pedra vão ficando porosas e acumulam restos de comida, então é bom ficar atento. Assim como as panelas de barro, você precisa curar as panelas de pedra com óleo vegetal e água (veja aqui como fazer isso). [...]PANELA DE PEDRA SABÃO: http://www.tachodecobre.com.br/2010/08/11/como-curar-a-panela-de-pedra-sabao/
    PANELA DE BARRO:http://www.tachodecobre.com.br/2010/07/29/receita-para-curar-a-panela-de-barro/

    • rosane disse:

      As panelas de pedra não alteram em nada o sabor dos alimentos. Qualquer coisa que você cozinhar nelas terá o sabor autêntico do alimento, sem nenhuma alteração. E isto, será o resultado da boa cura da panela. Caso você faça a cura com óleo usado numa fritura, por exemplo, a panela ficará pra sempre com gosto daquela fritura. Então é sempre muito importante que o óleo utilizado seja novo e de boa qualidade (canola, milho, soja, girassol), nós aconselhamos ainda, o azeite de oliva como uma das melhores alternativas.
      Antigamente as pessoas deixavam por cinco dias no sol, sempre recolhendo quando o sol se punha. No dia seguinte passava óleo novamente e colocava no sol por mais um dia, sempre ensolarado. Estas panelas deixavam a comida com um gosto diferente porque elas eram curadas, na maioria das vezes, com gordura de porco, que eram as mais utilizadas na culinária mineira na época. Mas, hoje já se utiliza normalmente o óleo de soja, que é o mais comum.
      Três das panelas de meus pais são de quando eles se casaram, ou seja, 60 anos atras, e elas nem têm alça, são antigas mesmo. Elas não têm poros, são completamente lisas no interior, e sempre foram utilizadas, diariamente, para arroz e feijão.
      O modo de cura no forno veio depois, muitos anos depois. É um modo totalmente seguro e rápido. Então, caso tenha muita pressa, faça a cura no forno, como ensinamos no site. http://www.tachodecobre.com.br/2010/08/11/como-curar-a-panela-de-pedra-sabao/
      Sempre que terminar a cura, seja como for, encha a panela de água e leve ao fogo até ferver. Assim estará pronta para uso.
      Cure corretamente e tenha uma panela que poderá ficar para seus netos no futuro.

  • Henry Lopes disse:

    Eu comprei uma panela e uma bifeteira grande de um vendedor abulante. Ele me disse para untar e deixar no sol apenas três dias, em vez de oito. Alias, que sentido faz deixar 8 dias dia sim dia não? O último dia ela teria que descansar dentro do armário ants de ser usada então? Tem algum problema se eu deixar só três dias no sol e em vez de 8?

    • rosane disse:

      Olá, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      Antigamente as pessoas deixavam por cinco dias no sol, sempre recolhendo quando o sol se punha. No dia seguinte passava óleo novamente e colocava no sol por mais um dia, sempre ensolarado. Três das panelas de meus pais são de quando eles se casaram, ou seja, 60 anos atras. Elas não têm poros.
      O modo de cura no forno veio depois, muitos anos depois.
      Se você curar por poucos dias, como o vendedor te ensinou, você correrá o risco da panela ou forma, com o tempo de uso, criar vários poros, fazendo com que os alimentos feitos deixem restos armazenados.
      Caso tenha muita pressa, faça a cura no forno, como ensinamos no site.
      Sempre que terminar a cura, seja como for, encha de água e leve ao fogo até ferver. Assim estará pronta para uso.
      Cure corretamente e tenha uma panela que poderá ficar para seus netos no futuro.
      Abraço,
      Rosane

      • Henry Lopes disse:

        Obrigado, muito esclarecedor… Agora ta chovendo quase todo dia onde eu moro,tem problema se eu fizer por uns 5 ou 6 dias não consecutivos? (enquanto não estão no sol guardo elas dentro do forno com o óleo, sendo que o forno não é usado).

        E tenho outras duas perguntas:

        1) é verdade que tem que começar a usar ela no fogo baixo para só depois aumentar ou algumas pessoas só fazem isso porque acham que é igual panela de barro?

        2) Comprei uma assadeira de pizza de pedra sabão para ser usada sempre dentro do forno, ou seja, eu ligo o forno já com ela dentro virada de ponta cabeça e o forno aquece junto com a açadeira, assim ela passa a servir como um chão de forno a lenha (eu fazia isso com formas de alumínio antes). Será que ela aguentaria tal feito? (a temperatura nominal do forno é 270º (duvido muito que passe disso). Ouvi falar que aguentam até 800º mas para tomar cuidado com os choques térmicos, mas nesse caso não haveria choque algum.

        • rosane disse:

          Henry, você pode fazer a cura em dias alternados, não tem nenhum problema, mas não deixe de fazer. Você pode também, caso faça um bolo, por exemplo, assim que desligar o forno colocá-la lá dentro.
          Você pode usar fogo alto desde o início, sem nenhum problema, não esquecendo que não pode deixa-la vazia no fogo, para evitar que ela estoure.
          Antes, quando ninguém fazia grelha, utilizávamos e sugeríamos, a consumidores e revendedores, a forma de pizza mesmo na chama, tanto do fogão á lenha quanto a gás, para fazermos carnes e peixes grelhados. Então, isto quer dizer que você poderá usar sua forma no forno de chama alta, sem nenhum problema.
          Nunca dê choque térmico.

  • maisa disse:

    muito bom,anotei para ,proceder assim com as minhas novas que vou comprar.

  • Voce diz para nao dar choque termico, mas fala para ligar o forno e depois colocar a panela dentro…deste jeito nao coore o risco de dar choque termico?

    • rosane disse:

      Bom dia, Jorge!
      O choque térmico, quando não estoura a panela faz com que a vida útil seja muito curta, pois vai, aos poucos, soltando pequenas partículas, como se fossem grãos de areia. Mas, a forma de curar é esta mesmo que colocamos no site, depois de untar a panela por dentro e por fora você deve acender o forno e deixá-lo aquecer bastante, depois DESLIGA-O e coloque a panela lá dentro deixando-a até que esfrie completamente. Ela aquecerá gradativamente, assim como esfriará logo depois e não receberá o choque.

  • viviane rimes disse:

    Ola!
    Boa tarde!
    Parabéns pelo site e blog!
    Há 2 anos comprei um aparelho de fondue de pedra sabão, mas até hoje não tive coragem de usar devido o medo de fazer a cura. Bem, li todas as dicas de vocês, mas após untar com óleo e deixar ao sol ou no forno por 20 min (previamente aquecido e já desligado), o que faço, já que não dá p/ encher de água como a panela??? Tem risco de rachar???
    Espero conseguir comemorar meu niver de casamento com um belo fondue e é claro, sem surpresas desagradáveis como a perda do aparelho!
    Muito obrigada!

    • rosane disse:

      Olá, Viviane, tudo bem?
      Obrigada por entrar em nosso site e blog. E, que bom que gostou!
      Este caso que observou, onde dissemos para encher a panela de água é um caso diferente, pois a dica se trata de uma panela que não foi curada corretamente e ficou com gosto e cheiro estranhos.
      Para você a cura é mais simples.
      Passe óleo de cozinha limpo, (sem ser usado), em toda a peça, por dentro e por fora. Com este procedimento ela mudará de cor, ficando escura.
      Em seguida, ligue o forno por vinte minutos, ou se preferir, asse um bolo, assim que desligar o forno coloque o rechaud dentro deixando-o lá até que esfrie completamente.
      Este processo deverá se repetir por mais 2 vezes, durante 2 dias consecutivos.
      Seguindo estas instruções seu rechaud estará pronto para ser usado e terá vida muito longa, não correndo o risco de se romper.
      Bons pratos!

  • Sonia disse:

    Li todas as dicas desta site e também o link que leva à cura das panelas de pedra mas confesso que fiquei com dúvidas. Minha panela é de barro. Devo untá-la por dentro e por fora assim como a tampa e levá-la ao formo aquecido e desligado ? A tampa deve estar encaixada na panela ? Devo repetir esse procedimento por tres dias ? Depois disso devo encher a panela de água e deixar ferver ? Desde já agradeço.
    SOnia

  • Kathy disse:

    Olá! Boa noite! Adorei seu blog e suas dicas.
    Eu comprei recentemente duas panelas fundas de pedra sabão em Ouro Preto. Depois de ler muita coisa e assistir a um video do dono de um restaurante de MG ensinando como curar, eu passei óleo de oliva nelas toda, inclusive nas tampas, esquentei bem o forno e as coloquei la dentro por alguns minutos (so ai que eu nao sei se fiz certo, acho que eu deveria ter desligado e as deixei la por alguns minutos, tipo uns 10 a 15 minutos) Repeti este procedimento por uns tres dias (mas nao renovei o óleo) Na terceira vez elas fediam óleo queimado e estava todas com uma crosta terrivel de óleo. Esquentei várias vezes agua e intercalava lavando-as com sabão em pedra neutro. Boa parte daquela crosta sumiu, e o cheiro parece ter amenizado, mas fiquei muito chateada, achando que estraguei minhas panelas. Por favor, você pode me orientar se o que eu fiz está muito errado? E como tirar definitivamente o cheiro de óleo queimado?? Eu amo minhas panelas, e adoraria usa-las por muitos anos e sem medo de ter errado e prejudicado algo. Aguardando ansiosamente. Kathy

    • rosane disse:

      Olá, Kathy, tudo bem?
      Fique tranquila!
      Deixar o fogo do forno ligado não é correto. O procedimento correto é passar o azeite de oliva, ou o óleo, nas três vezes que fizer a cura, aquecer o forno bastante, desligá-lo e colocar a panela dentro, deixando-as lá até que o forno esfrie.
      Mas, não se preocupe, como já fez a cura, mesmo com um pequeno desvio, ela funcionará bem.
      Vamos fazer o seguinte:
      - Coloque-as num recipiente, com as tampas junto das panelas, mas soltas. Pode ser num tanque de lavar roupas.
      - Coloque duas panelas cheias de água para ferver, uma não muito grande, mas a outra terá que ter água suficiente para cobrir as panelas no recipiente, e com 3 copos de vinagre branco.
      - A primeira quantidade de água pura e bem quente você jogará sobre elas, isto as aquecerá, evitando esfriar muito rapidamente a segunda água.
      - Assim que jogar a primeira água fervente nas panelas, que escorrerá pelo ralo, tampe o tanque e jogue a segunda água que está com os 3 copos de vinagre branco.
      - Deixe de molho até que esfrie completamente.
      - Coloque água limpa nas 3 panelas, com 3 colheres de vinagre branco, cada uma.
      - Deixe até que ferva, desligue, deixe esfriar.
      - Lave-as e pode utilizá-las, sem nenhum problema.
      Espero que estes procedimentos resolva, e bons pratos!
      Abraço,
      Rosane

      • Kathy disse:

        Vou fazer o que vc me falou e depois te conto. Para lavá-las pode usar detergente ou só pode usar sabão em pedra mesmo?
        Eu comprei um socador de alho de pedra sabão, lavei passei oleo de oliva e deixei descansando por vários dias. Isso já é suficiente ou é necessário fazer mais algum coisa?

        • rosane disse:

          É suficiente sim, Kathy.
          Desculpa a demora na resposta, mas os comentários não estavam sendo visualizados no site. Somente agora o problema foi corrigido.

  • Devo colocar água na panela ao levar ao forno para as três primeiras curas ou só após as curas, quando levarei à chama?

    • rosane disse:

      Olá, Flávio, tudo bem?
      Depois de levar a panela de pedra sabão ao forno pré-aquecido e desligado, por 3 vezes, você deverá enche-la de água e leva-la ao fogo até que levante fervura. Depois desligue, lave-a e poderá usa-la à vontade!
      Espero que tenha respondido.
      Abraço,
      Rosane

  • Hugo disse:

    Rosane, continuo meu processo de cura. Ja é a terceira fornada. Entre cada fornada tenho lavado a panela. Fiz certo? Ocorre que ainda, ao pegar a panela, a sinto engordurada. Tem algo errado? Pretendo ir para a quarta fornada.
    Obrigado

    • rosane disse:

      Olá, Hugo!
      Não precisa mais nenhuma cura. Pode lavá-la e usa-la à vontade. Esta gordura que está por fora deve ser por causa da quantidade que usou para untá-la. Com o tempo ela sai, basta ir lavando normalmente sempre que cozinhar.
      Espero que fique satisfeito com sua panela. Caso não dê certo me avise.

  • Olá,
    Alguém sabe me informar se este processo de cura também serve para curar pilão de alho e temperos também em pedra sabão?
    Obrigado

    • rosane disse:

      Raphael, desculpe a demora na resposta.
      A cura é igual sim, mas poderá fazer o processo uma vez apenas, pois o pilão não vai ao fogo como panelas, formas e rechauds. Curando o pilão ele criará mais resistência.
      Obrigada!
      Abraço,
      Rosane

  • Marlete disse:

    Parabéns pelo blog e pelas dicas de manuseios e conservação.
    Fiquei com uma duvida em relação ao procedimento de cura das panelas de pedra sabão, quando vc diz que devera ser feita por 3 vezes durante 3 dias, totalizando 9 operações de cura, e isso mesmo ou apenas 1 uma vez por dia por 3 dias já são suficientes?
    Grata pela atenção…

    • rosane disse:

      Olá, Marlete!
      Desculpa a demora na resposta. Temos tido alguns probleminhas de visualização dos comentários.
      Mas, a cura deve ser feita durante 3 dias, uma vez a cada dia.
      Obrigada!
      Abraço,
      Rosane

  • Eu ganhei uma panela de pedra sabão,e quero fazer a cura,mas tenho uma duvida a panela tem uma cinta de cobre,assim mesmo posso colocar no forno.

    • rosane disse:

      Olá, Celso, tudo bem?
      Desculpa a demora na resposta, mas temos tido alguns problemas e os comentários de 01 de dezembro até hoje não apareceram pra nós na data certa, sendo visualizados apenas agora.
      Mas, respondendo à sua pergunta, pode sim ir ao forno, sem problemas. O cobre é muito resistente. Nossas formas de pizza tem esta tirinha e alça de cobre também. Pode ficar tranquilo. Mas, lembre-se que quando colocar no formo para a cura o forno deverá estar quente, mas desligado.
      Não se esqueça de olhar a receita direitinho, para ter uma panela perfeita. http://www.tachodecobre.com.br/2010/08/11/como-curar-a-panela-de-pedra-sabao/
      Espero que tenha respondido sua dúvida a tempo.
      Abraço,
      Rosane

  • Mirian disse:

    No forno eu devo colocar a panela tampada ou destampada

  • ADMILSON disse:

    Esta dica foi otima ,já estou pensando qual dos pratos,irei inaugura-la valeu!!!

    • rosane disse:

      Olá, Admilson!
      Muitos pratos deliciosos podem ser produzidos nesta panela maravilhosa!
      Espero que aproveite bastante as suas.
      Bons pratos!
      Abraço,
      Rosane

  • extra blog disse:

    Thanks for another informative site. Where else may I am getting that kind of info written in
    such an ideal way? I’ve a project that I’m simply now working on, and I have
    been on the look out for such information.

  • lays disse:

    I’ve been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my view, if all web owners and bloggers made good content as
    you did, the web will be much more useful than ever before.

  • Jason disse:

    I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  • curei minhas panelas de pedra sabao no forno,so que as alsas são de pedra e coladas, aí elas descolaram, e tambem o pegador da tampa decolou tambem. qual e a cola que posso utilizar para colar?

    • rosane disse:

      Olá, Maria!
      Não utilizamos cola, apenas encaixamos na pressão. Mas, no seu caso, se não terá contato com o alimento, poderá utilizar Araldite ou Fixtudo.
      Creio que isto ajudará.

  • Altemar disse:

    Comprei uma dessas ai do início da página, não usei ainda mas já comí várias vezes em panela assim…saborosos fica os alimentos.
    Entrei mais para saber como faz pra eu começar a uza-la…obrigado por momento!!!

    • rosane disse:

      Obrigada pelo comentário e navegação em nossas páginas, Altemar.
      Faça a cura corretamente e terá uma panela por muito e muitos anos.

  • Boa tarde;

    Fiz a cura da minha pedra para Fondue da seguinte forma: untei com oléo de soja e deixei no forno por 3 horas. Foi assim que me orientaram na loja em Gramado – RS. Notei que a pedra está bem gordurosa por dentro e por fora e a minha casa ficou com um cheiro terrível… o que faço? Preciso tirar essa gordura da volta da pedra? Obrigada!!!!

    • rosane disse:

      Boa noite, Gabriela!
      É comum a pedra ficar oleosa depois da cura. Mas, depois de lavada este óleo deverá sair, normalmente.
      Este cheiro ruim que fala não é comum não! A melhor forma de cura é este que postamos em nosso site. Mas, tem outras receitas que dão certo, mas este é o que informamos para todos os clientes e os que nos procuram. Ele é seguro e o resultado é perfeito.
      Mas, se já tentou fazer algum alimento, e ficou com gosto ou cheiro, algo está errado mesmo. Sugiro que siga, por favor, o procedimento com vinagre, já postado aqui (dê uma olhada nos comentários anteriores), e tente recuperar sua panela.
      Depois avise-me, por gentileza.
      Aguardarei seu novo contato.
      Abraço, e boa sorte!

  • Roberto disse:

    Rosane,
    Parabéns pelo blog! Tenho uma dúvida, comprei uma grelha de pedra e não sei se o procedimento de cura é o mesmo da panela. Como faço para fazer a cura da grelha?
    Obrigado. Roberto

  • rose disse:

    Obrigada gente, Ganhei esta panela que era de minha mãe e não sabia como fazer. Já tinha perguntado todos que conheço. É nestas horas que tenho que adimetir: Á INTERNET É A MELHOR COISA QUE O HOMEM JÁ FEZ!!!!!!BEIJOS

  • Reinaldo disse:

    O que coloco para queimar no rechault para evitar cheiro e fumaça ? Obrigado

  • Nair disse:

    Oi, boa tarde, gostei muito do seu blog!
    mas não encontrei como utilizar o pilão de pedra sabão, eu comprei um a pouco tempo, e observei que ele solta bastante pó, e não sei como evita-lo.Será que tem que curar também?
    Um enorme abraço e aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    • Rosane disse:

      Olá, Nair, obrigada pelo comentário!
      A melhor forma é curá-lo, bem como o socador, como curamos as panelas e as formas.
      No link abaixo você terá a receita completa da cura.
      Boa cura, e bons temperos!
      Abraço,

  • Cleo disse:

    OI,Rosane estava pesquisando e encontrei seu blog,e queria que vc me ajudasse comprei uma panela ,me ensinaram untar com oleo e por no sol por varios dias ,assim eu fiz mas quando fui lavar ela estava toda ensebada , fervi mas não limpa sera que eu estraguei a panela o que eu posso fazer agora, desde já obrigado.

    • Rosane disse:

      Olá, Cleo!
      Se estiver com o óleo grudado em toda a panela e na tampa, o melhor será você conseguir um recipiente maior que ela para colocá-la dentro, com dois copos de vinagre e completar com água. Leve ao fogo brando, e depois que levantar fervura espere por mais 10 minutos.
      Deixe lá dentro até a água esfriar completamente. Tire da água e lave com detergente líquido e uma esponja (nunca de aço).
      Espero que este processo ajude a livrar sua panela da gordura.
      Abraço,

  • Bom dia! comprei uma panela para fondue em Gramado e agora estou com dúvidas em como fazer a cura… ja li tanto mas estou insegura…

    o procedimento que entendi foi o seguinte:

    ligar o forno por meia hora e após esse período, desligar o forno e untar a panela com óleo e coloca´la dentro do forno para só tirá-la quando o forno estiver frio. é isto?

    repetir este procedimento por mais duas vezes, é isso?

    será necessario fazer a cura em tres dias consecutios ou pode ser em dias alternados???

    • Rosane disse:

      Olá, Luciana!
      Isto mesmo! Nós preferimos curar as panelas com azeite de oliva.
      Passe o azeite por dentro e por fora, antes de ligar o forno. Quando o forno estiver bem quente, desligue e coloque a forna lá dentro. E, como você mesmo disse, fazer este processo durante 3 dias. O melhor é que sejam consecutivos, mas, caso não dê não terá nenhum problema, desde que não demore tanto.
      Sucesso com sua panela!
      Abraço,

  • Nivea disse:

    Oi, Rosane
    Comecei a fazer o processo de cura em 02 panelas que adquiri, porém tenho dúvidas em relação a cura no forno. Eu posso lavar depois de cada cura? Eu passei o oleo e coloquei no forno quente e desligado, posso lavar para amanhã fazer o procedimento de novo e assim por diante??? Tem que ser uma panela por vez, ou posso colocar as duas no forno. Outra duvida, eu ja tinha uma panela e fiz cura no fogão com água dentro, porém ela ficou toda manchada, com cheiro e não ficou escura. Hoje fiz a limpeza com vinagre, eu posso curar de novo no forno?? Aguardo e obrigada. Seu blog é ótimo!!!

    • Rosane disse:

      Olá, Nívea!
      Não lave as panelas durante o processo de cura. Caso tenha lavado, o melhor será recomeçar o processo, e depois que elas estiverem bem secas.
      Pode colocar quantas couberem no forno, sem problemas.
      Agora que fez o procedimento com o vinagre poderá curá-la sim.
      Bom trabalho e bons pratos!!!

  • Edes disse:

    Boa noite
    Comprei uma chapa da pedra e fiz a cura conforme procedimento, quando levei ao fogo a primeira vez percebi que havia uma pequena trica saindo do canto em sentido do centro. Será que perdi minha chapa?

    • Rosane disse:

      Olá, Edes, boa noite!
      Se você comprou sua pedra de um fabricante seguro, pode ser que seja algum outro problema. Vamos tentar…
      Você fez a cura corretamente?
      Será que esta “trinca”, que está desconfiando que apareceu, não é apenas um veio natural da pedra?
      Creio que o melhor seria você colocar água dentro dela pra saber se é realmente uma trinca.
      Depois que testar faça contato novamente, por favor, para certificarmos.

  • Aline disse:

    Olá Rosane!
    Fiz a cura no sol por 4 dias, porém passei o óleo apenas no primeiro dia. Há algum problema? e este tempo é suficiente para a cura?
    Outra dúvida, depois de curar uma forma para pizza, tenho que coloca-la em um recipiente com água para ferver também? já que a mesma é plana. Desde já agradeço!

    • Rosane disse:

      Olá, João!
      Recomendamos 8 dias para a cura ao sol quente, pois assim o óleo terá tempo suficiente para penetrar toda a pedra, evitando se rompimento nas altas temperaturas.
      Nunca se esqueça, sempre utilize óleo limpo, virgem.
      Não precisa ferve-la. No primeiro uso, basta jogar água quente nela.
      E boa pizza!

  • Mareli disse:

    Oi Rosane, eu ganhei algumas panelas de pedra do meu marido, e fiz a cura como informava um site da internet (só depois eu vi o seu), passei azeite por dentro e por fora, e levei ao forno com agua dentro por 2 hs, repeti no dia seguinte, depois levei ao fogo do fogão com agua para ferver por 40 minutos, fiz tudo direitinho, mas as panelas ficaram brancas por dentro novamente, não sei se isso é normal, ou se tinham de ficar “pretinhas” por dentro também, só fiquei preocupada por que ouvi dizer que a panela de pedra mal curada pode soltar níquel na comida, será que posso usá-las assim? é normal ficarem brancas por dentro? obrigada, aguardo resposta e desculpe o texto longo, um abraço.

  • GERALDA MAGELA CALDEIRA disse:

    aqueci o forno a 200 graus e coloquei as panelas deixando o forno ligado por 23 minutos. A seguir desliguei o forno e fui dormir. Estraguei as minhas panelas? Por favor, me esclareça. Obrigada.

    • Rosane disse:

      Olá, Geraldo, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      O correto é antes de colocar no forno passar óleo ou azeite de oliva em todas as peças, por dentro e por fora, inclusive nas tampas. Ligar o forno, e quanto estiver bem quente desligá-lo e colocar as peças dentro, deixando assim até que esfrie completamente. Este procedimento deve ser feito 3 vezes em dias consecutivos.
      Se elas não se romperam, refaça a cura mas não se esqueça do óleo ou azeite.
      Bons pratos!
      Abraço,

  • Camila disse:

    Boa tarde, Rosane!
    Para fazer a cura da panela, na hora de colocá-la no forno, devo colocar a panela tampada ou destampada? Qual a melhor forma?
    Obrigada!

    • Rosane disse:

      Olá, Camila!
      Tem pessoas que querem curar mais de uma panela ao mesmo tempo para não gastarem muito gás ou tempo mesmo. E, não tendo outra saída, para elas indico colocar com a tampa, normalmente, mas o melhor é mesmo deixar a panela livre para que possa receber o calor e o óleo ou azeite penetrar totalmente a peça.
      E, lembre-se, assim que o forno estiver bem aquecido você o desliga e coloca a panela dentro.
      Qualquer outra dúvida estamos à disposição.
      Abraço,

  • Adailton disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber, qual é o primeiro passo, para cozinhar em minha panela de pedra sabao, depois de curada, por exemplo se for grelhar uma carne?

    • Rosane disse:

      Olá, Adailton!
      Depois de todos os procedimentos corretos de cura, como exposto em nossa página, basta lavar sua panela de pedra sabão e começar a utilizá-la.
      A panela de pedra, assim como a de barro e ferro, exige alguns cuidados, como por exemplo não ficar no fogo sem nada dentro, e ainda, não levar choque térmico, sair do fogo e ir para a água fria direto.
      Quanto ao resto, o procedimento é normal. Se desejar fazer uma carne colocando algumas gotinhas de óleo, tudo bem. Mas, se não quiser colocar, também estará tudo bem, porque a pedra sabão não gruda.
      Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco mais.
      Bons pratos!
      Abraço,

  • Bom dia. Tenho muita vontade de comprar uma pedra para fazer picanha na pedra, não sei qual o tipo de pedra comprar e onde comprar. Pode me ajudar? Obrigado.

  • Olá Rosane, gostei muito do site as dicas são muito boas, comprei uma panela de pedra e assim que terminei a cura fui utiliza-la a panela trocou, quanto tempo ela pode esquentar sem nada dentro? Existe alguma forma de concerta-la?

    • Rosane disse:

      Bom dia, Gilberto!
      Não deve ficar no fogo sem nada dendro, água ou óleo. Será que foi isto?
      Ela também não deve tomar choque térmico. Muito importante cuidar destas panelas bem, para que durem por toda nossa vida.
      Minha mãe ainda tem do casamento dela, mais de 60 anos.
      Infelizmente, se ela rachou a ponto de vazar água, então somente servirá como um lindo vaso de plantas.
      Uma pena!

  • Tenha um bom dia, eu queria verificar o seguinte:
    Nós ter curado a panela e, em seguida, o segundo uso, notamos que ele estava perdendo líquido. Olhando mais atentamente observar que começou a rachar. Eu gostaria de saber se isso é comum acontecer, e se ele pode ser reparado. O cuidado muito a panela, e estamos muito triste com isso.

    • Rosane disse:

      Hola cómo estás?
      Disculpe la demora.
      Usted compró el bote aquí?
      No es común, porque es muy resistente. Tiene muy buena calidad.
      Nos pondremos en contacto con usted por correo electrónico.
      Abrazo,

  • andrea disse:

    Olá!!!! Compramos a pedra sabão mas estamos em duvida como curar…poderiam nos orientar????

  • Charles disse:

    olá, eu cometi o mesmo erro da outra pessoa ali nos comentários anteriores, deixei o forno ligado com a panela dentro, e o resultado foi um ‘piche’ grudento e meio fedorento, mas vou tentar o antídoto com o banho e fervura no vinagre. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Abraços

    • Rosane disse:

      Olá, Carlos, nós agradecemos seu comentário, e pedimos desculpas pela demora no retorno. Tivemos alguns problemas e não tivemos como responder antes.
      Abraço, e tomara que consiga resolver.

  • Boa tarde eu comprei a minha panela de pedra sabão acho que cometi um erro, lavei bem com água e detergente antes da cura e deixei no forno ligado 50 minutos por favor responda se fiz errado e que devo fazer muito obrigada Maria do Carmo

  • Cláudia disse:

    Oi. Ganhei uma pedra de fondue elétrica. Como procedo a cura? Poderia me esclarecer, por favor? Grata.




Comente